Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 10:34

    Imprimir


O Corpo de Bombeiros do Estado registrou aumentou de 15% em relação ao ano anterior em atendimento à população este ano. Foram 11.442 mil pedidos de socorros assistidos somente na região Metropolitana, que compreende 11 municípios dentre eles Cuiabá e Várzea Grande, os quais têm maiores demandas.

"Essa ampliação não quer dizer que as pessoas estão sofrendo mais acidentes, ocorre que o Corpo de Bombeiros melhorou a disponibilidade dos serviços e houve crescimento da população. O índice é considerado dentro dos padrões normais", observou o gerente de Operações do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), major César Viana de Brum.

Conforme relatório anual das atividades do Corpo de Bombeiros apresentado nesta segunda-feira (20.12), foram 7.941 atendimentos classificados no grupo de pré-hospitalar, onde estão os socorros de trânsito; 1.197 de incêndio; 1.064 de busca e salvamento (incluindo o afogamento); 336 de auxílio comunitário (inclui corte de árvores, abastecimento de água etc), e o restante estão inseridos em grupos de apoio. De todas ocorrências registradas em 2004, 29% referem-se ao trânsito: acidentes com vítima, atropelamento entre outros.

Para o comandante do Departamento de Apoio Logístico, coronel João Antônio Dias, o Corpo de Bombeiros avançou em eficiência na prestação de serviço este ano, mas ainda há muito que melhorar. "Em 2004 aumentou a quantidade e a qualidade dos efetivos, tivemos um ganho no serviço com as novas sete viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Mas temos esperança que o ano que vem seja melhor. Precisamos de viaturas novas, equipamentos de altura, terrestre, mergulho e incêndio para que possamos corresponder cada vez mais as expectativas da sociedade", ponderou o comandante. O comandante de área da região Metropolitana, tenente-coronel Sidnei Rodrigues Farias, destaca como grandes conquistas a qualificação do efetivo, a formação acadêmica dos oficiais e as novas viaturas Samu. Este ano, 307 novos soldados ingressaram na Corporação, ampliando para 944 o número da tropa. Eles foram aprovados no último concurso de 2001. Além desse, 27 sargentos e 39 cabos foram especializados em condução de viaturas operacionais, mais 20 oficiais também tomaram posse, totalizando 80 oficiais no Estado.

Outro avanço conquistado foi a seleção de oficiais por meio de vestibular promovido pela UFMT. Em 2004, ingressaram na academia do Rio de Janeiro, seis aprovados no concurso da universidade.

"A UFMT é uma instituição que tem credibilidade e lisura no processo seletivo, por isso é muito importante a parceria entre o Corpo de Bombeiros e a universidade federal na seleção dos oficiais", observou o responsável pelo Departamento de Curso e Capacitação, major Júlio César Rodrigues.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363314/visualizar/