Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 07:53

    Imprimir


Equipes do Imeq (Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso) estiveram ontem em supermercados e lojas de Cuiabá e Várzea Grande fiscalizando os brinquedos colocados à venda para o Natal. O trabalho, que havia sido iniciado em outubro por ocasião do Dia das Crianças, está sendo complementado agora nas grandes lojas. Para estar de acordo com as normas de qualidade e segurança, cada brinquedo deve levar o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a marca do laboratório responsável pela certificação.

De acordo com a agente fiscal de Qualidade do Imeq Marli do Nascimento, o trabalho deve estar concluído até quarta-feira quando será emitido um relatório. O selo do Inmetro é a garantia de que um laboratório realizou testes com o brinquedo que tanto pode ser nacional como importado. “Os laboratórios credenciados fazem vários testes nos brinquedos para indicar a qualidade do produto, segurança e também para definir a que faixa etária é recomendado”, explicou a agente Roselei Olma Sichinel.

Segundo as agentes, em geral as irregularidades são encontradas em lojas que vendem no sistema R$ 1,25. Isso porque em grande parte os produtos são importados e adquiridos de distribuidores. Caso os produtos não tenham o selo do Inmetro, eles são apreendidos e o comerciante é notificado recebendo um prazo de 15 dias para apresentar uma cópia da nota fiscal da compra. Se ele mostrar o documento, quem é autuado é o distribuidor. Caso o comerciante não possua a nota, além de perder o produto também será multado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363382/visualizar/