Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 07:27
Por: Alecy Alves

    Imprimir


O estado de Mato Grosso está sob alerta por causa dos riscos de chuvas fortes e temporais com raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. Os fenômenos podem ocorrer até sexta-feira (véspera de Natal). Podem atingir as regiões sul e oeste até quarta-feira e depois se restringir ao leste e norte.

Essa previsão está no boletim da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgado ontem em Brasília. Além de Mato Grosso, as fortes chuvas podem atingir o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os temporais podem durar até amanhã. Pela previsão da meteorologista Cristina Lourenço, da Sedec, os temporais poderão causar enchentes, deslizamentos de encostas e o escorregamento de pedras.

A orientação das autoridades da Defesa Civil Nacional é para que a população evite permanecer em áreas sujeitas a alagamentos, morros e riachos. Os lugares desprotegidos contra raios e ventos também devem ser evitados porque os ventos fortes oferecem dificuldade para caminhar.

No caso de Mato Grosso, entre hoje e amanhã, a chuvas mais fortes serão localizadas nas regiões sul e oeste. A partir de amanhã até sexta-feira, os temporais se deslocariam para o leste e norte do estado.

Apesar de o boletim nacional informar que o alerta foi reproduzido para as unidades estaduais da Defesa Civil, até o final da tarde de ontem a coordenadoria da Defesa Civil em Mato Grosso não havia recebido nenhuma informação oficial sobre quais as medidas adotar na orientação ou acompanhamento da população.

Na mesa do coordenador, o engenheiro Domingos Iglesias, havia somente cópia de uma notícia da Sedec divulgada no site da Radiobrás (agência de notícias do governo federal), entregue a ele por assessores do Palácio Paiaguás e sobre o qual preferiu para tecer comentários. “Espere o boletim que vou divulgar daqui a pouco”, pediu Iglésias.

No boletim de ontem, Iglésias não faz referência sobre o alerta nacional. Para hoje e amanhã, o órgão estadual prevê chuvas de pequena e média precipitações (de 10 a 60 milímetros) em todo o estado. Na véspera de Natal não haveria nada de anormal com o tempo, exceto chuva leve na maioria das regiões do Estado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363389/visualizar/