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Economia
Segunda - 20 de Dezembro de 2004 às 14:47
Por: Valéria Cristina da Silva

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A telefonia móvel é uma das campeãs em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Mas engana-se quem pensa que as reclamações são só em relação aos planos pós-pagos. Os pré-pagos, que supostamente seriam um celular mais prático, até porque os créditos são pagos à vista, também são fonte de problemas e discussões junto à Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) de Cuiabá.

Neste ano, 58 dos 342 processos contra telefonia móvel abertos no Procon foram de pré-pagos, referentes a reclamações quanto à inserção de bônus, propaganda enganosa e serviço defeituoso. Um exemplo disso é o caso de Valdemar Shutz dos Santos, dono de uma linha a cartão da Claro. Há alguns dias ele está literalmente brigando com a operadora por ter tido créditos válidos bloqueados após o 31º dia de uso de um cartão de R$ 30,00. Segundo ele, a operadora informou que só desbloquearia os créditos restantes caso ele ativasse um novo cartão.

Santos conta que adquiriu um cartão promocional de R$ 10,00 e, apesar de não utilizado tudo o que tinha direito, em 30 dias os créditos restantes foram bloqueados. Mesmo não concordando com o fato, ele adquiriu um novo cartão, porque o primeiro era promocional. "Eu comprei um cartão de R$ 30,00, que não era promocional e aconteceu a mesma coisa. Fiquei indignado porque eles queriam me obrigar a comprar um novo cartão para poder usar o resto do antigo. Mas a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) garante o uso dos créditos em 90 dias", reclama.

A Claro, via assessoria de imprensa, informa que no caso do cartão de R$ 10,00, como ele é promocional, o prazo de 30 dias para seu uso pode ser estabelecido sim e depois disso, se não houver uso dos créditos eles são cancelados. A assessoria ressalta inclusive que o prazo de validade consta no verso do cartão, alertando o consumidor. Contudo, a empresa nega promover o cancelamento ou bloqueio de créditos em qualquer outro cartão que não seja o promocional, como o de R$ 30,00.

Porém, Santos afirma ter sido lesado e que vai entrar com uma reclamação contra a operadora no Procon.




Fonte: gazeta digital

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