Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 19 de Dezembro de 2004 às 04:28

    Imprimir


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem até o dia 14 de janeiro para determinar a restrição da venda e alteração das embalagens da Novalgina, Novalgina Relax e da Vitalgina, que são medicamentos à base de dipirona, produzidos pelo laboratório Hoeschst do Brasil.

De acordo com decisão da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, a partir de agora esses produtos só podem ser usados mediante receita médica e suas embalagens deverão conter uma tarja vermelha.

< O presidente da Anvisa, Cláudio Maierovitch, destacou, em entrevista à TV Nacional, que essa não é uma decisão da Anvisa: "Essa não foi uma decisão da Anvisa, ou da Vigilância Sanitária, mas evidentemente nós cumprimos a decisão judicial. Existem medicamentos que são chamados de medicamentos de venda livre, isentos de prescrição. A novalgina, com a marca comercial, a dipirona, é um deles".

Para Maierovitch, é possível fazer uso desses medicamentos sem causar risco à saúde das pessoas: "São medicamentos de que, pelas avaliações que nós temos, é possível fazer uso sem que isso signifique um grande risco para as pessoas. Em geral, são usados para sintomas como febre, dor de cabeça, algum tipo de outra dor ou inflamação, que tem uma duração limitada. Então, a pessoa está acostumada com aquele medicamento, toma por um dia ou dois dias e depois encerra o seu uso".

O Ministério Público (MP) alega que esses remédios, que tem como principio ativo a dipirona, podem causar tremores, náuseas, vômitos, hemorragia gastrointestinal e reações alérgicas como asma, conforme estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Consta ainda no parecer do MP, que vários países já proibiram a venda dessa substância devido os malefícios causados por ela. A dipirona está no mercado há 80 anos e é o analgésico mais utilizado no Brasil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363681/visualizar/