Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Dezembro de 2004 às 13:49

    Imprimir


Moradores do bairro Jardim Vitória e região ganham a primeira clínica odontológica do bairro que recebeu o nome de "Osvaldo Alves"- o compadre Crispim. A obra entregue pelo prefeito Roberto França - a 9ª construída na sua gestão - atenderá 17 bairros do em torno e desafogará o fluxo de pacientes da região norte, que tinham como opção mais próxima a clínica do CPA 3.

Construídas no modelo de primeiro mundo surpreende até mesmo profissionais mais antigos. A gerente e odontóloga, Alba Marília Araújo, destaca que não possui estrutura semelhante no próprio consultório. "Tenho 26 anos de profissão e não consegui ter no meu consultório os equipamentos existente, como o material utilizado na clínica", diz.

A população dos bairros atendidos pela clínica odontológica terão a disposição atendimento nas áreas de odontopediatria, materno infantil, endodontia (canal), urgência e colocação de prótese. Para a moradora do bairro, Flozina Alves de Oliveira, 65 anos, a oferta de prótese será uma ''benção''. "A minha está gasta, tá até colada. Quando fiz paguei 80 cruzeiros. Já faz muito tempo. Hoje a gente não tem dinheiro para pagar uma nova", diz .

Segundo ela, o serviço será bom para toda a família. A filha, Esmeralda Campos conta que recentemente fez um tratamento particular e, o profissional, além de cobrar antecipado, não terminou o serviço e ainda deixou o dente torto. "Aqui teremos o serviço de graça e é mais fácil reclamar se errarem", afirma ela. "Me orgulho muito em dizer que o trabalho feito pela coordenadoria de saúde bucal do município de Cuiabá é hoje referência nacional e agora, segundo Narciso (Santana - odontólogo e coordenador de saúde bucal), é referência Pan Americana.

Conseguimos reduzir o índice de cáries na população de 7,5% para 2,3%", destaca o prefeito Roberto França. As nove clínicas da gestão França representam 84 cadeiras disponíveis para atendimento de urgência e preventivo. Foi implantado ainda, pela gestão França, o serviço de saúde bucal dentro do SAE - Serviço de Atendimento Especializado - para portadores de HIV/Aids -, tem espalhado por três bairros e duas comunidades (Guia e Sucuri) cadeiras odontológicas instaladas dentro de centros de saúde. Implantou o serviço de atendimento odontológico móvel, na área rural. E, o programa de saúde bucal conta também com projetos em educação continuada para estudantes do ensino fundamental das escolas municipais, além do trabalho de orientação realizados por agentes comunitários em toda a cidade.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363761/visualizar/