Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 17:20
Por: Paola Carlini

    Imprimir


Mais de 150 estudantes, de quatro escolas da rede pública de Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá), têm mais chances de entrar no mercado de trabalho. Quatro turmas de receberam nesta quinta-feira (16.11) os certificados de conclusão do curso de qualificação de operação de microcomputadores para escritório on-line. A formatura das turmas aconteceu no ginásio da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga. Os cursos foram coordenados pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec).

O curso de educação à distância é um projeto-piloto de expansão de rede do Ceprotec. E são ministrados por meio de convênio com a E-Cuiabá, empresa que detém a tecnologia do sistema E-learnig de educação à distância, os alunos receberam um kit escolar com a apostila, material de apoio e uniforme. As aulas foram ministradas nas Escolas Estaduais Major Otavio Pitaluga, Daniel Martins de Moura, Adolfo Augusto, e Marechal Dutra

Os cursos têm a carga horária de 160 horas e são divididos em quatro módulos: ambiente E-learnig e Internet, Word, Excell e Power Point, com 40 horas cada um. As aulas foram dadas nos laboratórios de informática das escolas, nos três períodos: manhã, tarde e noite. Dois estudantes dividiram o mesmo computador e cada aluno tinham uma senha para poder entrar no ambiente e-learning.

Em discurso a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, parabenizou os alunos e destacou a parceria do Ceprotec e das escolas da rede estadual. “Estes cursos de escritório on-line, assim como os cursos de qualificação, têm a finalidade de proporcionar o aumento da escolaridade para a população”.

Flávia explicou ainda que a oferta de cursos de qualificação no estado representa mais uma opção para o trabalhador empregado ou não. “O que no Brasil é errado é que as pessoas acham que os cursos de graduação são para ricos e os técnicos são para os pobres. Mas não é isso que queremos para a educação profissional no estado. Vamos trabalhar para que todos tenham a possibilidade de escolher os cursos técnicos, de qualificação, tecnológicos ou de graduação”, disse.

INCLUSÃO DIGITAL – A diferença de i5dade não é problema para os alunos que concluíram o curso de operação de microcomputadores para escritório on-line. Animados com a conquista, muitos já planejam procurar emprego e outros se dedicar mais à área.

Considerada a mais experiente da turma na Escola Estadual Marechal Dutra, onde fez o curso, a dona de casa, Araci Lima dos Santos, 58 anos, revela que foi por meio deste curso que teve seu primeiro contato com computador e com a internet. A aluna aplicada contou que está terminando o ensino médio e pretende fazer vestibular para história. “Não tenho computador, mas vou comprar assim vou poder ensinar meus netos”, anunciou.

Já para as amigas Talita Rezende, 16 anos e Ana Claudia Difonso, 18 anos, o curso ofereceu uma boa oportunidade para descobrir as possibilidades do mundo digital via internet. “Eu quero ser professora e achei muito interessante ter um professor que dava aula à distância”, disse Ana surpresa. “Eu quero procurar um emprego e depois estudar mais sobre informática”, contou Talita.

Participaram da entrega de certificados a secretária de Ciência e Tecnologia, Flavia Nogueira, a diretora de Educação Profissional, Nelci Basso, a diretora de Administração e Planejamento Bianca Persici, a diretora da Uned do Ceprotec, Márcia Helena Moraes Souza, e os quatro diretores das escolas onde ocorreram os cursos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363911/visualizar/