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Cidades/Geral
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 15:05
Por: Nelson Francisco

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Numa iniciativa sem precedentes, o Governo de Mato Grosso, empresários, entidades de classe, clubes de serviços e igrejas arrecadaram 1,01 mil toneladas de alimentos para serem distribuídos para mais de 30 mil famílias em todo o estado. A Campanha Natal das Crianças 2004 é a maior do Brasil, conforme estimativas já divulgadas em outros Estados.

Pela primeira vez em Mato Grosso, a parceria superou a meta da campanha e mobilizou desde grandes empresários a doadores anônimos. Os alimentos começaram a ser distribuídos nesta sexta-feira (17.12).

Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias carentes cadastradas por entidades parceiras da campanha, como o Lions Club, Rotary e Maçonaria, que prestam assistência às famílias em todo o Estado. As mais de 130 entidades que farão a distribuição dos alimentos foram cadastradas antes do início da campanha, que teve início em 22 de novembro e tinha como meta arrecadar 500 toneladas e atender no mínimo 30 mil famílias.

A mobilização organizada pela secretária de Emprego, Trabalho e Cidadania, Terezinha Maggi, uniu setores de toda a sociedade para garantir alimentos às famílias no Natal. “Quando nós entramos na campanha, pensamos que o problema social não é apenas do Governo: é de todos. Por isso a importância de o empresariado participar, porque unidos temos condições de fazer uma coisa mais ampla e controlada”, disse a empresária do setor de recapagem de pneus, Margareth Buzetti.

Margareth liderou o comitê das empresas do Distrito Industrial de Cuiabá. O resultado foi a arrecadação de 31 toneladas de alimentos. “Quando a gente vê um trabalho sério, ficamos sensibilizados e vestimos a camisa da campanha”, afirmou a empresária.

A sensibilização para arrecadar alimentos mobilizou milhares de pessoas. Em mais de mil supermercados espalhados pelo Estado, foram montados postos de arrecadação a fim de garantir a doação espontânea de alimentos. “Essa campanha teve a credibilidade e a participação do povo”, comentou o presidente da Associação Mato-grossenses de Supermercadistas (Asmat), Altair Magalhães.

Em Cuiabá, a parceria do Estado com a iniciativa privada conseguiu arrecadar 435 mil quilos de alimentos. Em Rondonópolis (Sul do estado) forma arrecadados 151 mil quilos. O volume de alimentos doados no interior do estado totalizou 424.934 quilos. “A campanha conseguiu sensibilizar a população”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Roberto de Carvalho.

DISTRIBUIÇÃO – Durante a entrega dos alimentos, o secretário-adjunto da Secretaria de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec), José Rodrigues, garantiu que os produtos chegarão às casas das famílias cadastradas pelas entidades parceiras do projeto. “O Governo convidou o Lyons, Rotary, Maçonaria e Igrejas para participar desse projeto para dar um caráter de seriedade e ter a certeza de que esses alimentos arrecadados vão realmente chegar às pessoas que necessitam”, disse Rodrigues.

“Foi a cidadania e a grande vontade do povo de Mato Grosso que fez esse movimento. Nós percebemos que somos bastante solidários e unimos esforços para trabalhar em prol da comunidade”, Reinaldo Della Páscoa, governador do 44º Distrito do Rotary.

O secretário-chefe as Casa Civil agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas na campanha. Segundo ele, somente trabalhando é parceria será possível garantir melhor qualidade de vida à população. “Essa campanha nos dá a certeza da solidariedade do povo mato-grossense e o Estado de Mato Grosso ganhou, através dos parceiros que fizeram essa campanha, mais colaboradores e mais pessoas engajadas para que este Governo dê certo e que a inclusão social aconteça efetivamente”.

Sucena elogiou a organização da campanha que beneficiará exclusivamente as pessoas que realmente necessitam das doações. “Esse número (um milhão de quilos de alimentos), nos dá a certeza de sermos campeões de solidariedade do País chamado Brasil, o País que tem programas de alimentação e que infelizmente ainda não tem tido a oportunidade de fazer o incremento desses programas. Além produtor de soja, algodão, maior rebanho bovino desse país,nos dão agora, através desta campanha, o título de campeão em solidariedade humana e fazendo com que o povo mato-grossense seja reconhecido por esse lado”, disse o secretário.




Fonte: Secom - MT

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