As redes públicas de ensino do Brasil conseguiram aumentar a porcentagem de estudantes do 9º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado em matemática. De acordo com dados da Prova Brasil 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira (7), 12% dos alunos neste nível apresentaram o conhecimento esperado na resolução de problemas em matemática. O número, apesar de ser considerado baixo, cresceu dois pontos percentuais em relação aos dados de 2009, de 10% para 12%. Em 2007, a porcentagem era de 9%.
Nas turmas de alunos do 5º ano do fundamental, a porcentagem de estudantes com aprendizado adequado subiu de 30% para 33% entre 2009 e 2011. Em 2007, a porcentagem era de 22%.
A meta não oficial do Movimento Todos pela Educação, financiado pela iniciativa privada para defender a educação pública de qualidade no Brasil, é que proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022 seja de 70%.
Por outro lado, a parcela de estudantes do 9º ano com aprendizado esperado ou além da expectativa na prova de português caiu um ponto percentual entre 2009 e 2011, de 23% para 22%. No 5º ano, a prova de língua portuguesa foi a que mais avançou em termos de aprendizado adequado: 37% dos alunos atingiram o nível adequado, contra 32% em 2009.
Veja abaixo quadro comparativo do Portal Qedu que mostra a evolução do aprendizado em matemática no 9º ano do fundamental nas edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil:
Evolução do aprendizado do 9º ano em matemática da Prova Brasil, em quadro comparativo do Portal QEdu
(Foto: Reprodução)
Em São Paulo, redes municipais avançam, mas a estudal regride
Nos resultados estaduais, seis dos 26 estados e do Distrito Federal tiveram desempenho igual ou pior que a edição anterior da prova de matemática do 9º ano. São Paulo, Amapá, Maranhão e Rio Grande do Norte ficaram estagnados em 12%, 3%, 4% e 6%, respectivamente. Os números representam a porcentagem de alunos prestes a entrar no ensino médio com nível adequado de aprendizado na matéria.
Nos estados de Alagoas e Mato Grosso, essa porcentagem ficou em 3% e 9%, respectivamente. Em ambos, o desempenho esperado ficou um ponto percentual abaixo do que o resultado da Prova Brasil 2009.
EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO ADEQUADO DE ALUNOS DO 9º ANO DO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL* | |
---|---|
Unidades da Federação |
Variação |
RJ | +4% |
CE, DF, ES, GO, MG, RO | +3% |
AC, MS, PE, PI, SC, SE, TO | +2% |
AM, BA, PA, PB, PR, RR, RS | +1% |
AP, MA, RN, SP | 0% |
AL, MT | -1% |
BRASIL |
+2% |
Fonte: Inep, com dados comparativos do Portal QEdu |
No caso paulista, apenas 12 em cada 100 dos 510 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes públicas do Estado de São Paulo que fizeram a Prova Brasil 2011 demonstraram um aprendizado considerado adequado para a série em que estavam matriculados.
Esse cenário considera todas as escolas públicas. Porém, no recorte específico das escolas da rede estadual, a porcentagem de alunos nas faixas de desempenho adequado foi de 11% em 2011, um ponto porcentual a menos que em 2009. Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "a melhoria da qualidade de ensino é uma das prioridades do Governo do Estado" e que a rede de ensino estadual ultrapassou suas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em agosto.
Além disso, afirmou que a média de desempenho da Prova Brasil subiu de 242,75 para 244,33. No Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a assessoria apontou que também houve avanço no nível de estudantes do 5º e 9º do fundamental, além do ensino médio. "A média de proficiência dos alunos do 5º ano do ensino fundamental subiu 4,4 pontos em matemática. Entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a melhora é de 1,9 ponto. E na 3ª série do ensino médio, o crescimento foi de 0,5 ponto."
Para aprimorar o desempenho dos alunos, a secretaria afirma que implantou, entre outras ações, "a Avaliação da Aprendizagem em Processo, responsável por diagnosticar as defasagens a fim de recuperar o aprendizado no ciclo II do ensino fundamental e no ensino médio".
Escolas das redes municipais do Rio crescem mais
Em comparação com a Região Sudeste, São Paulo foi o estado com pior desempenho. Rio de Janeiro foi o que mais avançou na porcentagem de alunos do 9º ano com aprendizado adequado em matemática: ela aumentou quatro pontos percentuais, para 14%.
Minas Gerais e Espírito Santo tiveram crescimento de três pontos percentuais no mesmo quesito, para 22% e 16% (Minas é o estado brasileiro com o melhor desempenho absoluto nesta área da Prova Brasil).
Ceará, Distrito Federal, Goiás e Rondônia também viram a mesma porcentagem aumentar t
Porém, no Rio, assim como em São Paulo, as redes municipais foram as responsáveis pelo resultado melhor que na edição anterior da prova. A rede estadual do governo do Rio não conseguiu aumentar, na edição mais recente, sua porcentagem de alunos no fim do fundamental que aprenderam o esperado em matemática.
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