Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 13:50

    Imprimir


O presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, defendeu nesta sexta-feira na reunião de cúpula semestral do Mercosul a necessidade de criação de um Fundo Econômico para diminuir as assimetrias dentro do bloco.

"Me permito expressar a necessidade de contar com fundos de emergência estrutural. Precisamos colocá-lo em curso e parece que há vontade", afirmou Duarte no discurso de abertura da cúpula presidencial, em Ouro Preto.

Estava prevista para este encontro a criação de um Fundo de Convergência, através do qual seriam financiados projetos que tenham como objetivo desenvolver áreas pouco favorecidas da região para eliminar as diferenças entre os países.

Mas na reunião realizada em Belo Horizonte, anterior ao encontro em Ouro Preto, os chanceleres decidiram adiar a decisão até maio, quando se definirá o montante do fundo e a contribuição de cada país.

"O Paraguai tem todas suas aspirações depositadas sobre o fundo como meio para o desenvolvimento social do país", acrescentou Duarte.

Duarte fez referência à eliminação da dupla cobrança da tarifa externa aos produtos que entram na região, questão que também não foi resolvida graças à oposição de seu governo.

O presidente paraguaio disse que esse será um dos temas primordiais durante os seis primeiros meses de 2005, nos quais a presidência do Mercosul estará a cargo do Paraguai.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363975/visualizar/