Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 13:25

    Imprimir


A ONU está investigando a descoberta de um microfone oculto em uma sala de sua sede de Genebra utilizada por autoridades, na qual se reuniram os presidentes Jacques Chirac, da França, e Luiz Inácio Lula da Silva, informou a organização. "Confirmo que durante a reforma do Salão Francês, técnicos da ONU encontraram o que se descobriu ser um sofisticado aparelho de escuta", disse Marie Heuze, porta-voz da ONU.

Chirac e Lula utilizaram esta sala em janeiro passado para conversar sobre o problema da fome no mundo, disse Heuze à agência suíça ATS. "Não é uma sala utilizada para negociações, mas é prestigiosa, tem valor histórico e está a disposição dos chefes das delegações", acrescentou. "A investigação não pôde determinar quando o aparelho foi instalado nem por quem", declarou. <

O lugar no qual foi encontrado esse mecanismo de escutas foi o chamado Salão Francês, onde foram realizadas algumas das reuniões entre os líderes mundiais no ano passado durante a invasão e a ocupação do Iraque por parte dos Estados Unidos e seus aliados. O Salão Francês, decorado no estilo art-déco dos anos 30, é considerado um dos lugares de reuniões históricas e costuma ser usado por chefes das delegações quando têm reuniões nesta capital.

O canal suíço TSR consultou um especialista que disse que o microfone encontrado era muito difícil de ser detectado. Ele disse que o aparelho foi fabricado com componentes originários da Rússia ou do leste europeu e tem um prazo de validade de três ou quatro anos. Esta seria a primeira vez, desde depois da Guerra Fria, que foi encontrada a prova material da instalação de um desses mecanismos na sede da ONU.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363981/visualizar/