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Governo promove 3º Encontro de Renais Crônicos e Transplantados
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Regulação e Central de Transplantes, promove o 3º Encontro de Pacientes Renais Crônicos e Transplantados de Mato Grosso. O evento será realizado no próximo domingo (19.12), às 11h, no auditório da Escola de Saúde Pública e é uma parceria com a Associação de Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Mato Grosso. Um almoço de confraternização será servido nas dependências da escola.
A coordenadora da Central de Transplantes, Vera Lucia Silva Sena, lembrou que o ano de 2004 termina de forma muito produtiva para o setor de transplantes. “Tanto é verdade, que nossas projeções para 2005 são as mais otimistas: 30 a 40% de aumento nos transplantes de rins e 50% nos transplantes de córneas”.
O superintendente de Regulação, Vander Fernandes, diz que o sucesso do setor neste ano a uma grande campanha permanente de divulgação da necessidade de doação de órgãos. Foi investida na campanha, só durante o ano de 2004, uma verba de quase R$ 190 mil. “Realizamos seminários, cursos de capacitação, visitas em escolas e estabelecimentos com experiência na realização de transplantes e uma série de atividades”, lembrou. Fernandes disse que, graças à campanha, as notificações de morte encefálica, documento necessário para que se possa fazer a captação do órgão a ser transplantado, saltaram de 30, no ano de 2003, para 90, até novembro de 2004.
Também foi realizada, no mês de novembro, a primeira captação de osso realizada em Mato Grosso. O material foi enviado com êxito para a cidade de Curitiba, no Paraná, um centro de conservação de transplante ósseo, e será usado conforme as necessidades da Central de Regulação. Depois desta experiência Mato Grosso passou a ter uma equipe credenciada pelo Ministério da Saúde para realização de transplante ósseo.
O superintendente anunciou várias metas visando implementação em 2005 para melhor atender ao usuário do SUS. Na área de campanhas publicitárias ele mencionou que o enfoque será a sensibilização das famílias para que atendam às determinações dos doadores e comuniquem à Central de Transplantes quando ocorrer a morte encefálica.
“Na área de estruturação temos a proposta de ocupar um local dentro do Pronto-Socorro de Cuiabá, de modo a ficarmos mais próximos de onde ocorrem as mortes encefálicas”, disse Vera Sena.
A coordenadora mencionou que outra meta será a instalação, capacitação e funcionamento das comissões intra-hospitalares de transplantes. “Atualmente o Estado está assumindo custos que seriam cobertos pelas comissões. O trabalho de busca de doações de órgãos, por exemplo, é para ser desenvolvido pela comissão intra-hospitalar e quem está fazendo somos nós, aqui na Central de Transplantes”. A partir de setembro deste ano foram realizadas várias oficinas de capacitação para que as comissões possam começar a funcionar em 2005.
As realizações alcançadas e as metas projetadas pela Central de Transplantes vão de encontro ao programa nacional desenvolvido pelo Sistema Nacional de Transplantes. A campanha nacional publicitária para motivar a população a doar órgãos e tecidos com o slogan “Começar de Novo”, iniciou dia 15 de dezembro e vai até o dia 9 de janeiro. Com filmes para a tevê, spots para rádios, inserções em revistas de circulação nacional e revistas direcionadas para médicos a campanha representa um investimento de R$ 4,2 milhões, feito pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora da Central de Transplantes, Vera Lucia Silva Sena, lembrou que o ano de 2004 termina de forma muito produtiva para o setor de transplantes. “Tanto é verdade, que nossas projeções para 2005 são as mais otimistas: 30 a 40% de aumento nos transplantes de rins e 50% nos transplantes de córneas”.
O superintendente de Regulação, Vander Fernandes, diz que o sucesso do setor neste ano a uma grande campanha permanente de divulgação da necessidade de doação de órgãos. Foi investida na campanha, só durante o ano de 2004, uma verba de quase R$ 190 mil. “Realizamos seminários, cursos de capacitação, visitas em escolas e estabelecimentos com experiência na realização de transplantes e uma série de atividades”, lembrou. Fernandes disse que, graças à campanha, as notificações de morte encefálica, documento necessário para que se possa fazer a captação do órgão a ser transplantado, saltaram de 30, no ano de 2003, para 90, até novembro de 2004.
Também foi realizada, no mês de novembro, a primeira captação de osso realizada em Mato Grosso. O material foi enviado com êxito para a cidade de Curitiba, no Paraná, um centro de conservação de transplante ósseo, e será usado conforme as necessidades da Central de Regulação. Depois desta experiência Mato Grosso passou a ter uma equipe credenciada pelo Ministério da Saúde para realização de transplante ósseo.
O superintendente anunciou várias metas visando implementação em 2005 para melhor atender ao usuário do SUS. Na área de campanhas publicitárias ele mencionou que o enfoque será a sensibilização das famílias para que atendam às determinações dos doadores e comuniquem à Central de Transplantes quando ocorrer a morte encefálica.
“Na área de estruturação temos a proposta de ocupar um local dentro do Pronto-Socorro de Cuiabá, de modo a ficarmos mais próximos de onde ocorrem as mortes encefálicas”, disse Vera Sena.
A coordenadora mencionou que outra meta será a instalação, capacitação e funcionamento das comissões intra-hospitalares de transplantes. “Atualmente o Estado está assumindo custos que seriam cobertos pelas comissões. O trabalho de busca de doações de órgãos, por exemplo, é para ser desenvolvido pela comissão intra-hospitalar e quem está fazendo somos nós, aqui na Central de Transplantes”. A partir de setembro deste ano foram realizadas várias oficinas de capacitação para que as comissões possam começar a funcionar em 2005.
As realizações alcançadas e as metas projetadas pela Central de Transplantes vão de encontro ao programa nacional desenvolvido pelo Sistema Nacional de Transplantes. A campanha nacional publicitária para motivar a população a doar órgãos e tecidos com o slogan “Começar de Novo”, iniciou dia 15 de dezembro e vai até o dia 9 de janeiro. Com filmes para a tevê, spots para rádios, inserções em revistas de circulação nacional e revistas direcionadas para médicos a campanha representa um investimento de R$ 4,2 milhões, feito pelo Ministério da Saúde.
Fonte:
Assesoria/ses-mt
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364144/visualizar/
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