Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 16:14

    Imprimir


Todo mês eles fazem 3.500 pacientes de hospitais públicos de Cuiabá mais felizes. São os “Doutores Palhaços”, dez técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) formados em Música, Artes Plásticas e Cênicas, que , três vezes por semana se vestem de palhaços para ajudar pacientes e funcionários a viverem momentos de muitos risos e alegria.

A ação, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SES, faz parte do projeto “Saúde e Alegria”, também capitaneado pela Secretaria de Saúde.

Todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 14 às 17h30, os departamentos de cinco hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande ficam mais animados. São os artistas que chegam para levantar o astral de pacientes, acompanhantes e profissionais do Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital Jülio Müller, Hospital do Câncer, Pronto Socorro de Várzea Grande e Hospital Geral.

“Com jogos, diversão e música ajudamos na melhoria da auto-estima dos pacientes. Nesse tempo de atuação já percebemos o efeito positivo da atividade”, comemora um dos integrantes do grupo, Jurandir de Morais Lara.

Os “Doutores Palhaços” começaram o trabalho em junho de 2004 no Socorro de Cuiabá. Um mês depois a apresentação foi ampliada para o Hospital Geral e Pronto Socorro de Várzea Grande. A visita dos profissionais, que são divididos em três grupos de três componentes, ocorre três vezes por semana, sempre das 14 às 17h30, às segundas, terças e quintas-feiras.

“Uma ação como essa ajuda a melhorar a auto-estima e colabora na recuperação mais rápida do paciente. Uma iniciativa que merece ser louvada”, afirmou o deputado Ságuas, autor de uma Moção de Aplauso para os “Doutores Palhaços”, apresentada nesta quarta-feira, 15 de dezembro, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O parlamentar elogiou o fato da iniciativa dos “Doutores Palhaços” ser conduzida por uma secretaria de governo, lembrando que, geralmente, ações semelhantes ficam sob responsabilidade de organizações não governamentais. (Assessoria/SIAL)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364151/visualizar/