Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 10:54
Por: Vânia Cristino

    Imprimir


O emprego formal, com carteira assinada, bateu novo recorde no ano. Contando com a criação de 79.022 postos de trabalho em novembro, o saldo líquido (diferença entre admitidos e desligados) acumulado de janeiro a novembro chegou a 1.875.369, resultado 98% acima dos 945.351 do mesmo período do ano passado. Os números do emprego formal foram divulgados ontem pelo ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini. O dado de novembro também é recorde para o mês.

Para o ministro, os dados do mercado de trabalho traduzem o bom desempenho da economia, que está crescendo e proporcionando empregos. "O emprego formal cresceu 8% até novembro, enquanto a economia vai crescer cerca de 5%", diz Berzoini.

Mesmo contanto com um resultado negativo em dezembro, quando historicamente são o número de postos de trabalho cai, Berzoini ainda acredita que são grandes as chances da taxa de desemprego, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficar abaixo de dois dígitos no final do ano.

"Mais importante do que uma queda momentânea na taxa é a tendência de médio prazo", argumenta o ministro, acrescentando que o nível médio da taxa de desemprego em 2005 certamente será inferior ao verificado este ano.

Berzoini também diz esperar que a melhora significativa do mercado de trabalho seja permanente.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364203/visualizar/