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Cidades/Geral
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 09:23
Por: Fabiana Batista

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Quem percorre órgãos públicos ou empresas que prestam serviços públicos percebe que os direitos dos idosos são cumpridos aparentemente. Um exemplo típico é o que ocorre nas filas exclusivas para idosos, deficientes físicos e gestantes. O que deveria funcionar como um atendimento mais rápido, prioritário, acaba se transformando em incômodo aos que passaram dos 60 anos de idade.

Na agência central dos Correios, na praça da República, a situação é ainda mais complicada. Isso porque os usuários com menos de 60 anos têm a facilidade de pegar a senha e esperar sentados até serem chamados pelos caixas. Já os idosos - deficientes e gestantes - têm um caixa "exclusivo", mas, como são muitos usuários, acabam enfrentando filas em pé, já que não estão no sistema de senhas. Muitas vezes, aguardam por mais de meia hora até serem atendidos.

A aposentada Iraíde Machado Gonçalves, 70, estava ontem na fila dos Correios para pagar uma conta e cadastrar seu CPF. Quando a reportagem a abordou, já esperava em pé por 30 minutos. Visivelmente indisposta, Iraíde escorava no balcão e recordava que já enfrentou filas maiores, em que precisou ficar de pé por quase 1 hora. "Tenho artrose nas pernas e osteoporose. Para mim é muito cansativo ficar em pé", lamenta. O também aposentado Milton Manuel Bandeira, 62, garante que as filas aos idosos persistem em todo o lugar. "Não é só no banco ou nos Correios. Mas ainda em órgãos públicos, como INSS e também nas lotéricas. A prioridade é só aparente. É muito descaso com o ser humano", indigna-se.

ECT - Sobre a situação das filas de idosos nos Correios, o diretor regional adjunto em Mato Grosso, Dilson Antônio Leocádio da Rosa, informou que já foram encomendadas cadeiras para atender exclusivamente os idosos, que hoje esperam pelo atendimento em pé. "A empresa deve entregar ainda em dezembro e esperamos implantá-las no começo do mês seguinte", prevê Rosa. No entanto, pondera que não será possível estender a facilidade às outras agências dos Correios, até mesmo porque a demanda é maior na agência central. Ele explica que a dificuldade de incluir os aposentados no sistema de senha existe porque eles se distraem, não olham no painel e perdem a vez. Reforça ainda que as filas exclusivas ficaram maiores após agosto, quando os Correios passaram a realizar o pagamento dos aposentados, via Banco Postal.




Fonte: A Gazeta

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