Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 09:15
Por: Márcia Oliveira

    Imprimir


Cerca de 50 famílias de sem-teto de Pedra Preta (222 km de Cuiabá) foram expulsas ontem, pela Polícia Militar, de um conjunto habitacional de 56 casas, ainda não inaugurado, construído com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). As famílias invadiram as casas no último final de semana, impulsionadas por boatos de que todas as estruturas seriam doadas para "apadrinhados" do prefeito Nelson Dias de Moraes (PFL). "Ouvimos falar que as casas serão inauguradas antes do Natal e em toda cidade corre boato de que, do grupo de 200 pessoas que se inscreveram para disputar as casas, apenas os indicados pelo prefeito receberão. A partir dessa história, as famílias invadiram", disse o advogado Gilberto Machado Custódio, que acompanhou a retirada das famílias, à pedido do grupo.

O advogado ainda afirma que a ação da polícia foi irregular e feita sem base legal. "O comandante Benésio Pio chegou na terça-feira de manhã e falou que tinha mandado judicial de reintegração de posse para tirar os sem teto do lugar. Falou que voltaria no dia seguinte e, que aqueles que ficassem, seriam retirados à força. Na quarta a policia voltou às 5h30, sem decisão judicial. Armados, eles intimidaram as famílias, chamaram um chaveiro e levaram os pertences do povo para onde ninguém sabe", contou o advogado.

Ao ser questionado sob ordem de quem fazia a retirada, o comandante só teria dito que cumpria "ordens superiores". Em Cuiabá, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Orestes Oliveira, informou que deu ordem para retirar as famílias com base num parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que os orienta a agir administrativamente, diante de invasões irregulares. "Dissemos que eles estavam tomando um patrimônio público. E eles resolveram sair".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364261/visualizar/