Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 16:27

    Imprimir


A missão, chamada Deep Impact (Impacto Profundo), sairá da estação de Cabo Canaveral, na Flórida, e chegará ao cometa seis meses depois.

"Esta será a primeira missão a retirar a camada externa de um cometa e analisar o seu interior", diz Tom Morgan, cientista do programa da Nasa.

No dia 4 de julho de 2005, a sonda vai lançar o projétil impactor, de 360 kg, na direção do Tempel 1. O projétil deve se chocar contra o cometa 24 horas depois, a uma velocidade de 37 mil quilômetros por hora.

O objetivo é obter imagens além da superfície do cometa, onde o material e os restos de formação do sistema solar se mantêm relativamente inalterados. Os cientistas também pretendem conseguir uma visão mais ampla da natureza e da composição desses objetos celestes.

Missão

Os cientistas esperam que o projétil crie uma cratera no cometa ou retire sua camada externa, permitindo que sua estrutura seja analisada.

De uma distância de 500 km, a sonda deve analisar a química e a estrutura do Tempel 1 tirando fotos e estudando os pedaços de sua camada que serão retirados.

"A câmera vai providenciar as imagens mais próximas da superfície de um cometa", diz Morgan.

A colisão com o projétil não deve tirar o cometa de sua rota. A missão deveria ser lançada no final de dezembro. Mas durante uma revisão, cientistas encontraram alguns erros, e algumas peças tiveram de ser substituídas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364348/visualizar/