Arquivo Público é iluminado para o Natal
O Arquivo Público é a mais importante fonte de pesquisa da história colonial, imperial, república e contemporânea de Mato Grosso. Reuni em torno de 15 milhões de documento, o mais antigo deles - uma carta imperial - data de 1636.
De acordo com o secretário de Administração, Geraldo De Vitto, a decoração natalina é uma valorização do lugar que há um ano foi totalmente restaurado pelo Estado com apóio do Banco do Brasil, obra que consumiu R$ 900 mil.
“É uma singela homenagem ao Patrimônio Histórico e uma forma de estimular o espírito natalino no município”, afirmou De Vitto.
Segundo o superintendente do Arquivo Público, José Fernandes de Alencastro, a decoração é uma amostra da nova fase imprimida ao trabalho desenvolvido no órgão. “O prédio é uma obra de arte que não poderia ficar apagada nesse período do ano tão iluminado”, observou José Fernandes.
AGILIDADE - O superintendente informa que nos últimos dois anos, o Governo implementou o gerenciamento e a organização da documentação do Estado. A partir do ano que vem, os trabalhos passam ao estágio mais avançado, como por exemplo o trabalho de Guia de Fundo, que vai estruturar o índice geral de toda documentação arquivada no órgão.
“Esse será um instrumento que fornecerá informações exatas do que temos no acervo do Arquivo”, disse o superintendente.
Além disso, também no próximo ano, a partir de fevereiro, o Arquivo Público entra na era digital: todos os documentos serão microfilmados, após a conclusão dos trabalhos eles serão disponibilizados na internet.
Arquivo Público assumirá também a organização e os trabalhos de microfilmagem dos documentos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que também poderão ser acessados pela internet.
“Vamos assinar um convênio com o Detran no ano que vem, o objetivo é facilitar e agilizar o acesso dos usuários às informações do órgão”, observou Fernandes.
Comentários