Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 18:03
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Centenas de índios xavantes da reserva Sangradouro, no Município de Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá) contam agora com um Posto de Saúde da Família (PSF), construído e equipado pelo Governo do Estado. A unidade foi entregue na última quinta-feira (09.12) pelo secretário-adjunto de Gestão de Saúde do Estado, Jacson Oliveira e pelo superintende de Política Indígena, Idevar Sardinha.

O investimento do Governo no valor de R$ 45 mil inclui equipamentos para atendimento básico à saúde, além de vacinação, consultas, aparelhos para aferição de pressão e climatização do local, construído conforme padrão do Governo do Estado. Os profissionais que atenderão no posto são da Fundação Nacional do Índio, que por meio da Funasa é o órgão responsável pela saúde indígena.

O posto é o primeiro a ser implantado na reserva, que até então não tinha nenhum tipo de serviço fixo de atendimento a saúde. “É mais uma meta cumprida pelo Governo do Estado em atender e priorizar a saúde indígena, fornecendo estrutura para atendimento básico”, destacou o secretário-adjunto de Gestão, Jacson Oliveira.

POLÍTICA INDÍGENA – Além da saúde indígena, o Governo, em parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste e a Associação dos Produtores Rurais do Município (Asprim) está desenvolvendo desde o início deste ano, um projeto de agricultura sustentável, do qual já foram plantados e colhidos 40 hectares de arroz.

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos índios da reserva, o projeto foi implantado como forma de estabelecer condições pacíficas entre indígenas e produtores que entraram em conflito na região há cerca de um ano, além de buscar alternativas de sobrevivência econômica por parte dos índios, que solicitaram apoio e assistência técnica para desenvolver o projeto.

Em uma área de 250 hectares, os xavantes estão cultivando além do arroz, mandioca, milho e cana-de-açúcar, produção que está abastecendo a comunidade de 858 índios. Foram plantados 10 hectares de mandioca que já começou a ser colhida. A produção representa o meio de subsistência para 60 índios que habitam a aldeia Volta Grande e alternativa econômica com a venda do excedente.

Para o superintendente de Política Indígena, Idevar Sardinha, a determinação do Governo é conduzir processos que venham ao encontro das necessidades das etnias, conforme a competência do Estado. "Nosso objetivo é desenvolver parcerias e manter diálogo permanente com os índios, levando os serviços do Governo até eles, com infra-estrutura, priorizando a política estabelecida, que é de buscar entendimento entre os indígenas e a sociedade envolvente”, afirmou Sardinha.

O Governo está executando também a construção de 20 casas na reserva Sangradouro, representando um investimento de R$ 15 mil em cada unidade. As casas construídas em madeira, possuem formato cilíndrico, contornada por uma varanda com banheiro externo e têm 62 m². A origem do modelo padrão se deu a partir de uma Missão Salesiana, que desenvolveu o estilo com base nas conhecidas "ocas", em formato circular e cobertura de palha.

Além de Sangradouro, a Secretaria de Infra-Estrutura está construindo outras 80 unidades habitacionais contemplando comunidades indígenas do Parque Indígena do Xingu, da reserva do Parecis, no município de Campo Novo do Parecis, e da Aldeia Xavante Nossa Senhora da Graça, em General Carneiro.

ETNIAS - No município de Primavera do Leste, na área denominada por Sangradouro/Volta Grande habitam aproximadamente 858 índios, entre crianças e adultos, ocupando um espaço de mais de 100 mil hectares, dividido entre 21 aldeias da etnia xavante, e ainda a aldeia Kodorijare, onde vivem índios da etnia bororo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364635/visualizar/