Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 17:26
Por: Ana Moreira

    Imprimir


Satisfação e aprendizado foram demonstrados pelos 45 regentes de bandas municipais de Cuiabá e interior do Estado de Mato Grosso que participaram do Projeto Banda. Eles receberam o certificado de conclusão do primeiro módulo do Projeto no início desta semana, em solenidade no Palácio da Instrução.

Após receberem os certificados, os formandos apresentaram um repertório musical ensaiado para a ocasião, sob a regência da maestrina Érika Hindrikson, regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O evento contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, José Carlos Vicente Ferreira, da secretária-adjunta, Eliana Bess e do coordenador do curso, o maestro Carlos Taubaté.

A maestrina mostrou muita gratidão e orgulho dos alunos durante seu discurso. “Quando iniciamos o curso não sabíamos quais tipos de alunos iríamos ter e contamos com a participação de duas bandas que nos auxiliaram. Aos poucos descobrimos que tínhamos uma banda completa”, detalhou.

PROJETO - O projeto Bandas, coordenado pelo maestro Carlos Taubaté, contou com a participação de 11 alunos da Capital e 34 do interior, que durante quatro meses (agosto a novembro) assistiram aulas ministradas por Érika Hindrikson.

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, um final de semana por mês (três dias), os alunos do Interior vinham a Cuiabá para participar do projeto e tinham alimentação e hospedagem asseguradas pela Sec. Os municípios interessados em integrar o projeto só precisaram garantir a seus músicos o transporte até a Capital.

Os participantes se mostraram orgulhosos de terem sido escolhidos por suas prefeituras para representar seu município durante o curso e gratos pela Secretaria de Estado de Cultura ter oferecido curso de alto nível, totalmente gratuito, além de oferecer hospedagem e alimentação.

Para o regente Álvaro Hernesto Heinrich, de Querência, o projeto foi muito importante para sua formação, pois afirma que não há, sobretudo no interior, professores qualificados. “A Secretaria de Cultura está de parabéns por realizar este curso, que abrirá caminhos para que eu possa dar aulas de melhor qualidade aos músicos de Querência”, agradeceu.

O representante de Paranaíta foi Jeacy Ramos. Ele acredita que o curso veio no momento certo, já que em Mato Grosso há uma carência de profissionais nesse setor da cultura. “A maioria dos municípios contemplados com kits musicais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) não podiam aproveitar de forma correta os instrumentos por falta de conhecimento básico. Esta oficina oferecida pela Secretaria de Estado trouxe conhecimento necessário para agora sim potencializar a banda”, declara.

De Sorriso, Carlos dos Santos Costa veio a Cuiabá para aprender um pouco mais de música e futuramente montar um projeto para retirar crianças carentes das ruas de sua cidade, além de dar uma contribuição ao desenvolvimento cultural à região Norte do Estado. “Pretendo começar um projeto com crianças carentes visando um desenvolvimento mais amplo, já que música também é terapia”, justificou.

“Agradeço a prefeitura de Rondonópolis por ter me escolhido para fazer este curso. E sou grata principalmente a Secretaria de Estado de Cultura que possibilitou que todos os regentes do interior do Estado viessem até Cuiabá, dando suporte a cada um”, disse Ana Dalva Finazzi Luz, que coordena o projeto de música Criatividade, da Secretaria de Ação Social de Rondonópolis.

A Secretaria de Estado de Cultura também foi elogiada pelos participantes de Cuiabá. Tamara Secotti afirmou que esta foi uma oportunidade única e que ela desconhecia um curso com qualidade como este. “Antes tínhamos as informações todas descoordenadas. A professora Érika começou o curso do zero e soube reestruturar a nossa formação”, disse a formanda.

Estiveram presentes em Cuiabá, regentes de Rondonópolis, Várzea Grande, Querência, Juína, Peixoto de Azevedo, Sorriso, São Félix do Araguaia, Porto Espiridião, Torixoréu, Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Matupá, Campo Verde, Sapezal, Campos de Júlio, Juara, Carlinda, Paranaíta, Vila Bela da Santíssima Trindade, Dom Aquino, Nova Xavantina, Rosário D’Oeste, São José do Rio Claro, Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Campo Novo dos Parecis, Nossa Senhora do Livramento, Indiavaí e Chapada dos Guimarães. A Banda Municipal de Várzea Grande auxiliou em parte desta etapa do curso.

“Nossa expectativa é em 2005 darmos continuidade ao curso de Regentes de Bandas. Para isso esperamos o interesse dos novos gestores municipais de Cultura”, disse o coordenador Carlos Taubaté.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364640/visualizar/