Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 07:52

    Imprimir


A China anunciou, ontem, que vai tarifar as exportações de seus produtos têxteis a partir de 1º de janeiro, quando expira o acordo da OMC que permite aos países impor cotas de importações de têxteis. A possibilidade de uma enxurrada de têxteis baratos da China vinha preocupando os Estados Unidos e a União Européia. O governo norte-americano estuda impor limites de importação aos produtos têxteis chineses. O governo chinês não divulgou o valor das alíquotas, então não é possível dizer se a medida será suficiente para tranqüilizar os EUA.

Segundo o Ministério do Comércio chinês, as tarifas serão calculadas pela quantidade de peças e não pelo preço das peças, para encorajar a exportação de produtos com maior valor agregado.

Os EUA podem decidir até fevereiro impor limites temporários às exportações chinesas. Esses limites podem durar até 2008 e o direito de requisitá-los foi negociado quando a China entrou na OMC, em 2001.

Sucessivos acordos multilaterais permitem que os países imponham tetos de importação de produtos têxteis há 40 anos. Um mecanismo que protegia a indústria local em países mais ricos. O acordo negociado entre os membros da OMC em 1994 previa a redução gradual das cotas de importação até sua extinção total no ano de 2005.

O fim das cotas deve beneficiar a China, que tem produtos muito competitivos, e prejudicar fabricantes de têxteis de países menos competitivos.




Fonte: FolhaPress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364785/visualizar/