Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 07:49

    Imprimir


O comércio de Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá) fechou novembro com um saldo positivo de 26% em relação ao mesmo mês no ano passado. O aquecimento influenciou no acumulado do ano que pode ultrapassar os 10% esperados pelos lojistas. A reação do comércio em 2004 é a melhor dos últimos cinco anos e já muda a cara da cidade que está contando com lojas mais bonitas. Investimento feito pelos lojistas nas fachadas e vitrines para atrair ainda mais o consumidor neste Natal.

Os lojistas já afirmam que este Natal será o melhor dos últimos tempos. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) é de que os números de novembro pelo menos se repitam em dezembro. “Estamos otimistas porque até novembro a reação do mercado tem sido satisfatória e esperamos que continue assim”, afirma o diretor executivo da CDL, Maurício Pugas.

Mas se as vendas foram positivas em novembro, o cadastro de inadimplência também sofreu alteração, só que negativa. Foram 2,2 mil pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e entraram para a lista negra de devedores. Este é o quarto maior índice do ano, ficando atrás dos meses de maio (2.617), março (2.596) e julho (2.261). E se for levado em conta o número de inclusões no Serviço de Proteção ao Crédito em novembro de 2004, este ano superou a expectativa com 51% a mais de devedores.

“Estes números são explicados pelo comportamento de alguns lojistas que não conseguiram negociar a dívida com os inadimplentes e acabaram colocando o nome de quem não pagou no SPC para que não obtenham crédito para novas compras antes de quitarem débitos anteriores”, explica Maurício.

Por outro lado, mais pessoas pagaram as dívidas no comércio neste mês. Foram 13% a mais que no mesmo mês do ano passado. A quitação da dívida acaba oportunizando o consumidor em novas compras porque a pessoa já está apta a fazer novos compromissos a prazo, no comércio.

O saldo positivo de 2004, já está sendo considerado atípico pelos lojistas que preferem não fazer projeções para janeiro, mas acreditam que se tudo der certo, as famosas queimas de estoques vão continuar dando fôlego ao comércio. Isso porque algumas pessoas já guardam o dinheiro para comprarem nas liquidações de janeiro.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364786/visualizar/