Repórter News - reporternews.com.br
Imprensa Nacional lança ouvidoria na Internet
A Imprensa Nacional, órgão que publica o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça, coloca a disposição, a partir da tarde desta segunda-feira, uma página na Internet para sua ouvidoria. O objetivo do serviço, segundo a ouvidora da instituição, Vera Lúcia de Medeiros, é tornar mais ágil o atendimento às informações solicitadas pelos leitores, clientes e usuários dos Diários Oficiais. "A nossa gestão é mais participativa. Essa página foi preparada para que cidadão comum tenha um acesso facilitado aos atos do governo federal divulgados pela Imprensa Nacional", declarou.
A Imprensa Nacional foi o primeiro órgão do poder Executivo a instalar um serviço de ouvidoria, em1987. Até o lançamento da página, o serviço contava com um número 0800, duas urnas e duas linhas telefônicas. "Nosso atendimento era bastante tímido. As linhas telefônicas não comportavam a demanda da sociedade", afirmou Vera Lúcia, que está no cargo desde junho deste ano. Segundo ela, as principais dúvidas dos cidadãos são a acessibilidade às informações, os preços dos jornais, e como se tornar um assinante dos Diários.
A ouvidora explicou que a página na internet conta com três inovações: um espaço para divulgação de anúncios de órgãos públicos (ministérios, por exemplo), uma enquete para ser respondida pelos visitantes da página com o objetivo de saber quantos destes são clientes, o nível de satisfação com os serviços prestados, entre outras questões. A terceira inovação é uma lista com as perguntas mais freqüentes e suas respostas. "Quem tiver a mesma dúvida, não vai precisar aguardar a resposta por 24 horas ou até mais. Ele vai encontrar a resposta diretamente na página", afirmou.
O diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Sousa Vieira, disse que há dois tipos de público que consome as informações da Imprensa Nacional: o cidadão, aquele que "quer conhecer as leis, seus direitos, e suas obrigações", e o cliente, que anuncia nos impressos ou é assinante. Os clientes em geral são órgãos públicos, empresas, escritórios e pessoas físicas.
Os Diários tem duas formas de distribuição: são repassados nacionalmente por uma empresa especializada, chegam às capitais no mesmo dia da veiculação em Brasília, e no dia seguinte, às cidades do interior. A outra forma é por meio de convênios com imprensas oficiais nos estados do Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco, que ajudam na distribuição de exemplares avulsos impressos. Esta parceria com imprensas oficiais deve estender-se a outros estados.
A Imprensa Nacional existe há 195 anos, e é um órgão subordinado à Casa Civil da Presidência da República. O acesso à página da ouvidoria se dá por meio de um link na página oficial da instituição (www.in.gov.br), ou pelo endereço ouvidoria.in.gov.br.
A Imprensa Nacional foi o primeiro órgão do poder Executivo a instalar um serviço de ouvidoria, em1987. Até o lançamento da página, o serviço contava com um número 0800, duas urnas e duas linhas telefônicas. "Nosso atendimento era bastante tímido. As linhas telefônicas não comportavam a demanda da sociedade", afirmou Vera Lúcia, que está no cargo desde junho deste ano. Segundo ela, as principais dúvidas dos cidadãos são a acessibilidade às informações, os preços dos jornais, e como se tornar um assinante dos Diários.
A ouvidora explicou que a página na internet conta com três inovações: um espaço para divulgação de anúncios de órgãos públicos (ministérios, por exemplo), uma enquete para ser respondida pelos visitantes da página com o objetivo de saber quantos destes são clientes, o nível de satisfação com os serviços prestados, entre outras questões. A terceira inovação é uma lista com as perguntas mais freqüentes e suas respostas. "Quem tiver a mesma dúvida, não vai precisar aguardar a resposta por 24 horas ou até mais. Ele vai encontrar a resposta diretamente na página", afirmou.
O diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Sousa Vieira, disse que há dois tipos de público que consome as informações da Imprensa Nacional: o cidadão, aquele que "quer conhecer as leis, seus direitos, e suas obrigações", e o cliente, que anuncia nos impressos ou é assinante. Os clientes em geral são órgãos públicos, empresas, escritórios e pessoas físicas.
Os Diários tem duas formas de distribuição: são repassados nacionalmente por uma empresa especializada, chegam às capitais no mesmo dia da veiculação em Brasília, e no dia seguinte, às cidades do interior. A outra forma é por meio de convênios com imprensas oficiais nos estados do Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco, que ajudam na distribuição de exemplares avulsos impressos. Esta parceria com imprensas oficiais deve estender-se a outros estados.
A Imprensa Nacional existe há 195 anos, e é um órgão subordinado à Casa Civil da Presidência da República. O acesso à página da ouvidoria se dá por meio de um link na página oficial da instituição (www.in.gov.br), ou pelo endereço ouvidoria.in.gov.br.
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364818/visualizar/
Comentários