Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 17:40

    Imprimir


O presidente eleito da Romênia, Traian Basescu, anunciou nesta segunda-feira que o objetivo prioritário de seu mandato e do novo governo é o ingresso da Romênia na União Européia (UE), em 1º de janeiro de 2007.

Em um discurso na sede de seu partido, a Aliança PNL-PD, Basescu disse que para a adesão ao bloco é necessário um governo que tenha um apoio parlamentar forte para realizar as reformas exigidas pela Comissão Européia (CE, braço executivo da UE).

O presidente lembrou que seu partido está disposto a coaligar com todas as forças democrática do Parlamento, abrindo assim os caminhos para a formação da maioria, da qual exclui o extremista Partido Romênia Grande (PRM) e o Partido Social Democrata (PSD).

O futuro presidente afirmou que a Romênia não poderá entrar na UE com o grave problema da pobreza, que disse ser encoberto pelas estatísticas.

Basescu garantiu que considerará a corrupção em altos níveis sociais uma ameaça à segurança do Estado e fará as instituições do Conselho Supremo de Defesa do País (CSAT), presidido pelo chefe do Estado, colaborar no combate contra os corruptos.



A independência das instituições do Estado, a liberdade de imprensa, o respeito à sociedade civil são outras prioridades do futuro presidente da Romênia.

Basescu disse que a Romênia deverá fortalecer sua posição na Otan, desenvolver a associação estratégica com EUA e Grã-Bretanha e colaborar com os países vizinhos da área de influência anteriormente soviética.

O primeiro-ministro, Adrian Nastase, reconheceu hoje a vitória do adversário e lhe propôs uma "coabitação" entre sua força social-democrata e a formação presidencial de centro-direita.

Nastase disse que essas eleições mostraram que existem duas Romênias: uma urbana, liberal e dinâmica que votou em Basescu e uma rural, pobre, que é seu eleitorado e que precisa de apoio não só para sobreviver, mas também para se desenvolver.

O presidente em fim de mandato, Ion Iliescu, parabenizou o seu sucessor e garantiu que as eleições provaram que a Romênia é uma democracia consolidada.

Iliescu convidou Basescu a acompanhá-lo, em 17 de dezembro, na sessão do Conselho Europeu em Bruxelas que deve adotar com a Romênia a decisão política do fechamento das negociações de adesão.

Na quinta-feira, Basescu se reunirá pela primeira vez com Iliescu no palácio Cotroceni, sede da presidência, para tratar da transferência do poder.

Hoje também se reuniu em sua primeira sessão o Parlamento eleito em 28 de novembro.

A União PSD-PUR, atualmente a ponto de se dividir, ganhou o maior número de mandatos no Parlamento, mas sem ter a maioria absoluta para formar governo, seguida por Aliança Liberal Democrata, PRM e UDMR.

Com apuração de 98,76% dos votos, Traian Basescu venceu no segundo turno com 51,23%, contra 48,77% de Adrian Nastase.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364930/visualizar/