Repórter News - reporternews.com.br
Audiência Pública debate a educação indígena em MT
Conhecer a realidade dos povos indígenas de Mato Grosso, para diagnosticar problemas e propor soluções, na perspectiva da construção de uma Educação Indígena de qualidade. Este foi o centro da discussão de uma Audiência Pública que aconteceu nesta sexta-feira (10.12) no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), a audiência contou com a participação de representantes da Seduc, por meio da equipe de Educação Indígena e da superintendente de Ensino e Currículo, Zileide Lucinda dos Santos; do Ministério da Educação (MEC), que enviou o coordenador da Educação Indígena, Cleber Gesteira; da Fundação Nacional do Índio (Funai), representado por Maria Helena Fialho; e da Organização dos Professores Índios de Mato Grosso (Oprimt), com a presença do presidente, Lucas R’orio.
De acordo com o procurador federal dos Direitos dos Cidadãos, Mario Lúcio, a audiência pública foi importante para estabelecer um diálogo com os próprios indígenas. “Levantamos as demandas e recebemos algumas críticas e sugestões para a construção de uma educação indígena inclusiva e de qualidade”, ressaltou.
Para o representante do MEC, Cleber Gesteira a audiência foi importante para que os órgãos executivos conheçam mais de perto a realidade dos povos índios. De acordo com ele, as principais reivindicações dos cerca de 50 índios presentes, foi a ampliação do Ensino Médio e a formação de professores indígenas.
A superintendente de Ensino e Currículo, Zileide Lucinda dos Santos, ressalta que a audiência resultou em um documento, que vislumbra a construção de parâmetros para a Educação Indígena em Mato Grosso.
“Esta foi uma oportunidade para estabelecermos um canal de comunicação; e o MPF teve um papel importante neste processo. Além de recebermos propostas e demandas das aldeias, produzimos um termo de ajustamento que estabelece a responsabilidade dos órgãos junto à educação dos povos indígenas; e estabelece diretrizes para realizar ações com este objetivo”, finaliza Zileide.
Promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), a audiência contou com a participação de representantes da Seduc, por meio da equipe de Educação Indígena e da superintendente de Ensino e Currículo, Zileide Lucinda dos Santos; do Ministério da Educação (MEC), que enviou o coordenador da Educação Indígena, Cleber Gesteira; da Fundação Nacional do Índio (Funai), representado por Maria Helena Fialho; e da Organização dos Professores Índios de Mato Grosso (Oprimt), com a presença do presidente, Lucas R’orio.
De acordo com o procurador federal dos Direitos dos Cidadãos, Mario Lúcio, a audiência pública foi importante para estabelecer um diálogo com os próprios indígenas. “Levantamos as demandas e recebemos algumas críticas e sugestões para a construção de uma educação indígena inclusiva e de qualidade”, ressaltou.
Para o representante do MEC, Cleber Gesteira a audiência foi importante para que os órgãos executivos conheçam mais de perto a realidade dos povos índios. De acordo com ele, as principais reivindicações dos cerca de 50 índios presentes, foi a ampliação do Ensino Médio e a formação de professores indígenas.
A superintendente de Ensino e Currículo, Zileide Lucinda dos Santos, ressalta que a audiência resultou em um documento, que vislumbra a construção de parâmetros para a Educação Indígena em Mato Grosso.
“Esta foi uma oportunidade para estabelecermos um canal de comunicação; e o MPF teve um papel importante neste processo. Além de recebermos propostas e demandas das aldeias, produzimos um termo de ajustamento que estabelece a responsabilidade dos órgãos junto à educação dos povos indígenas; e estabelece diretrizes para realizar ações com este objetivo”, finaliza Zileide.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365020/visualizar/
Comentários