Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 11:27

    Imprimir


O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá), Paulo Machado de Miranda, disse que não há nenhum acordo firmado com o Sindicato Patronal permitindo a extensão da jornada de trabalho da categoria nas últimas semanas do ano – período em que o setor registra o maior movimento. Segundo ele, as lojas que decidirem estender o horário por conta própria estarão sujeitas à multas e a fiscalização do Ministério do Trabalho.

“O acordo não foi celebrado ainda e, caso os lojistas decidam abrir, vamos tomar as providências legais. Ao contrário dos anos anteriores, quando o horário especial foi discutido com antecedência conosco, até agora não fomos procurados pelo Sindicato Patronal”, afirma Miranda.

O presidente do sindicato dos comerciários disse que a princípio a categoria não tem interesse em ampliar a jornada de trabalho. Mas o sindicato está disposto a aceitar o novo horário desde que os patrões concordem em fazer uma antecipação do reajuste salarial.

“Estamos reivindicando uma antecipação em torno de 9% e inclusive já encaminhamos esse pedido ao Sindicato Patronal. Cabe a eles agora avaliação da nossa proposta e que agilizem o acordo para tornar possível o início do horário especial”, reivindica.

PATRONAL - O presidente do Sindicato do Comércio de Rondonópolis, Sebastião Buquigaré, está viajando e não foi encontrado para falar sobre o assunto. Mas a reportagem conversou com ex-presidente e membro da atual diretoria do Sindicato, Alminedes Nogueira Borges, que assegurou que o impasse deve ser superado na semana que vem.

“Ainda não há uma definição com relação a antecipação salarial reivindicada pelos comerciários. A nossa diretoria vai se reunir com eles na segunda-feira pela manhã para resolver a situação”, garante.

Nogueira disse que toda a negociação está sendo conduzida pelo presidente do Sindicato, mas afirmou que o maior problema está no funcionamento das lojas até às 22h – que, pela proposta inicial, começaria a vigorar a partir do dia 13 de dezembro.

“Já há um consenso com relação ao funcionamento até às 20h e também com a ampliação do horário aos sábados”, afirma.

HORÁRIO ESPECIAL - De acordo com o calendário proposto para o comércio de Rondonópolis, pela CDL, as lojas já estão desde a última quinta-feira com horário estendido, inclusive para sábados e domingos. Do dia 13 ao dia 18, as lojas estarão atendendo das 8h às 22h. No domingo (19), das 8h às 18h e do dia 20 ao 24 até às 22h.

O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maurício Pugas ressalta que o novo horário é para melhor atender o consumidor da cidade que precisa de tempo para a escolha dos presentes. “Quem não pode fazer a compra dos presentes de dia porque está trabalhando pode ir à noite às lojas. Outras pessoas também aproveitam o horário especial para passear pelas ruas à noite e sempre acabam comprando uma coisinha ou outra”, justifica.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365055/visualizar/