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Cidades/Geral
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 11:05
Por: Joanice de Deus

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Do ponto de vista pedagógico, existem vários pontos positivos na inclusão de crianças “especiais” nas escolas regulares de ensino. Entre eles, está a oportunidade que é oferecida ao deficiente de interagir com crianças consideradas “normais”. “É um crescimento para todos”, afirma a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Anair da Anunciação Costa, especialista em Educação Inclusiva.

Conforme Anair da Anunciação, a interação com crianças “diferentes” no dia-a-dia da escola pode ser uma experiência importante para todos os alunos. Por outro lado, ela destaca que ainda é preciso derrubar o preconceito que existe em torno do deficiente. “Ainda vivemos com conceitos estigmatizados, porque primeiro olhamos a deficiência e a potencialidade da criança é suprimida”.

Além disso, existem outras questões a serem apontadas. Geralmente, as metodologias pedagógicas tratam os alunos de forma homogênea, o que se torna mais complicado quando há crianças com características diferentes e, que em várias situações, necessitam de cuidados específicos.

“O grande desafio o município de Cuiabá vem conseguindo que é colocar todos no espaço escolar, garantindo não só acesso como sucesso. Mas ainda temos muito o que conquistar, como é o caso da alteridade (desejo de crescer com o outro)”, acrescentou. (JD)




Fonte: Diário de Cuiabá

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