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Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 18:48
Por: Andrè Bernardo

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Uma Cinderela do Século 21. É assim que Marcelo Parada, vice-presidente da Band, define a trama que vai reinaugurar o núcleo de teledramaturgia da emissora em março de 2005.

Sem produzir novelas desde 1998, quando exibiu Serras Azuis, de Ana Maria Moretzsohn, a Band firmou parceria com a argentina RGB Entertainment, responsável pelo programa Popstar, do SBT, para produzir novelas. A primeira delas, inclusive, já foi até escolhida: Floriscienta, uma trama que mistura elementos do conto "Cinderela", de Charles Perrault, e do filme Noviça Rebelde, de Robert Wise.

"Qualquer diretor de programação não pode jamais perder a teledramaturgia de vista. Se não tem, tem de ter. Afinal, ainda não inventaram nada melhor do que novela para o público voltar a assistir no dia seguinte", acredita Marcelo Parada.

No início deste ano, a Band até ensaiou uma parceria com a NBP, de Portugal, ao exibir algumas de suas produções, como a série Olá Pai e as novelas Olhos D'Água e Morangos com Açúcar. Embora a audiência tenha ficado aquém do desejado, a NBP, garante Parada, continua nos planos da Band. "Ainda temos muito a ganhar com essa parceria. Mas, no momento, estamos investindo em novela para atender a uma demanda específica da nossa programação para 2005", pondera ele. Já a parceria com a RGB ganhou força em setembro quando Parada viajou para a Argentina. Logo, a diretora geral da RGB, Elisabetta Zenatti, convidou ele para fazer uma visitinha aos estúdios da produtora em Buenos Aires. Lá, Parada não só assistiu a trechos da novela como conversou com a autora da trama, Cris Morena, a mesma de Chiquititas, em reprise no SBT. "Ele saiu de lá bastante animado", brinca Elisabetta.

A própria diretora da RGB se apressa em explicar o significado da palavra "Floriscienta". Segundo ela, trata-se de uma inusitada combinação de "Flor", o nome da protagonista, com "Cenicienta", que significa "Cinderela" em espanhol.

Na trama, Flor é uma jovem de 20 anos que, como não poderia deixar de ser, desconhece a sua condição de herdeira de uma grande fortuna. Para sobreviver, ela trabalha numa mansão como assistente de uma professora que leciona música para uma família de órfãos alemães.

O "príncipe encantado" da protagonista, aliás, é o mais velho dos seis irmãos, Frederico, de 25 anos. "Embora seja a mocinha da história, Flor não faz o tipo sofredor. Muito pelo contrário. Atrapalhada que só ela, a personagem tem um lado cômico muito forte", detalha Elisabetta.

Na Argentina, onde é exibida pelo Canal 13, Floriscienta já está na segunda temporada. Sucesso entre crianças e adolescentes, vende de shows e CDs a roupas e álbuns de figurinhas. "Floriscienta é uma febre na Argentina. Buenos Aires, por exemplo, parece um tapete coberto por outdoors da novela", enfatiza Elisabetta.

Mas o Brasil não vai ser o único país a assistir à novela. Outros 20 já compraram os direitos de exibição. Já Espanha, Itália e Chile optaram por fazer suas respectivas versões, como será feito no Brasil. "Tenho certeza de que essa novela faria sucesso em qualquer país do mundo. Mesmo assim, é importante frisar que não vamos simplesmente traduzir a história e sim adaptá-la à realidade de cada país", destaca Elisabetta.

Para tanto, Band e RGB já abriram inscrições para crianças e adolescentes, de seis a 20 anos. A única exigência é que saibam cantar e dançar. Embora não descarte a hipótese de recrutar profissionais de outras emissoras, Parada quer mesmo tirar proveito do "know-how" da RGB em descobrir novos talentos para escalar o elenco de Floriscienta. "Estamos trabalhando a quatro mãos. Tudo está sendo discutido e decidido em comum acordo", garante ele.

A previsão é que a novela comece a ser gravada em janeiro - provavelmente em São Paulo - e estréie em março do ano que vem. "Novela é o produto nobre da tevê brasileira por excelência. Quando você erra, paciência, tenta de novo mais tarde. Mas, quando você acerta, sai de baixo!", garante Parada.




Fonte: TV Press

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