Repórter News - reporternews.com.br
Band volta a produzir novelas em 2005
Uma Cinderela do Século 21. É assim que Marcelo Parada, vice-presidente da Band, define a trama que vai reinaugurar o núcleo de teledramaturgia da emissora em março de 2005.
Sem produzir novelas desde 1998, quando exibiu Serras Azuis, de Ana Maria Moretzsohn, a Band firmou parceria com a argentina RGB Entertainment, responsável pelo programa Popstar, do SBT, para produzir novelas. A primeira delas, inclusive, já foi até escolhida: Floriscienta, uma trama que mistura elementos do conto "Cinderela", de Charles Perrault, e do filme Noviça Rebelde, de Robert Wise.
"Qualquer diretor de programação não pode jamais perder a teledramaturgia de vista. Se não tem, tem de ter. Afinal, ainda não inventaram nada melhor do que novela para o público voltar a assistir no dia seguinte", acredita Marcelo Parada.
No início deste ano, a Band até ensaiou uma parceria com a NBP, de Portugal, ao exibir algumas de suas produções, como a série Olá Pai e as novelas Olhos D'Água e Morangos com Açúcar. Embora a audiência tenha ficado aquém do desejado, a NBP, garante Parada, continua nos planos da Band. "Ainda temos muito a ganhar com essa parceria. Mas, no momento, estamos investindo em novela para atender a uma demanda específica da nossa programação para 2005", pondera ele. Já a parceria com a RGB ganhou força em setembro quando Parada viajou para a Argentina. Logo, a diretora geral da RGB, Elisabetta Zenatti, convidou ele para fazer uma visitinha aos estúdios da produtora em Buenos Aires. Lá, Parada não só assistiu a trechos da novela como conversou com a autora da trama, Cris Morena, a mesma de Chiquititas, em reprise no SBT. "Ele saiu de lá bastante animado", brinca Elisabetta.
A própria diretora da RGB se apressa em explicar o significado da palavra "Floriscienta". Segundo ela, trata-se de uma inusitada combinação de "Flor", o nome da protagonista, com "Cenicienta", que significa "Cinderela" em espanhol.
Na trama, Flor é uma jovem de 20 anos que, como não poderia deixar de ser, desconhece a sua condição de herdeira de uma grande fortuna. Para sobreviver, ela trabalha numa mansão como assistente de uma professora que leciona música para uma família de órfãos alemães.
O "príncipe encantado" da protagonista, aliás, é o mais velho dos seis irmãos, Frederico, de 25 anos. "Embora seja a mocinha da história, Flor não faz o tipo sofredor. Muito pelo contrário. Atrapalhada que só ela, a personagem tem um lado cômico muito forte", detalha Elisabetta.
Na Argentina, onde é exibida pelo Canal 13, Floriscienta já está na segunda temporada. Sucesso entre crianças e adolescentes, vende de shows e CDs a roupas e álbuns de figurinhas. "Floriscienta é uma febre na Argentina. Buenos Aires, por exemplo, parece um tapete coberto por outdoors da novela", enfatiza Elisabetta.
Mas o Brasil não vai ser o único país a assistir à novela. Outros 20 já compraram os direitos de exibição. Já Espanha, Itália e Chile optaram por fazer suas respectivas versões, como será feito no Brasil. "Tenho certeza de que essa novela faria sucesso em qualquer país do mundo. Mesmo assim, é importante frisar que não vamos simplesmente traduzir a história e sim adaptá-la à realidade de cada país", destaca Elisabetta.
Para tanto, Band e RGB já abriram inscrições para crianças e adolescentes, de seis a 20 anos. A única exigência é que saibam cantar e dançar. Embora não descarte a hipótese de recrutar profissionais de outras emissoras, Parada quer mesmo tirar proveito do "know-how" da RGB em descobrir novos talentos para escalar o elenco de Floriscienta. "Estamos trabalhando a quatro mãos. Tudo está sendo discutido e decidido em comum acordo", garante ele.
A previsão é que a novela comece a ser gravada em janeiro - provavelmente em São Paulo - e estréie em março do ano que vem. "Novela é o produto nobre da tevê brasileira por excelência. Quando você erra, paciência, tenta de novo mais tarde. Mas, quando você acerta, sai de baixo!", garante Parada.
Sem produzir novelas desde 1998, quando exibiu Serras Azuis, de Ana Maria Moretzsohn, a Band firmou parceria com a argentina RGB Entertainment, responsável pelo programa Popstar, do SBT, para produzir novelas. A primeira delas, inclusive, já foi até escolhida: Floriscienta, uma trama que mistura elementos do conto "Cinderela", de Charles Perrault, e do filme Noviça Rebelde, de Robert Wise.
"Qualquer diretor de programação não pode jamais perder a teledramaturgia de vista. Se não tem, tem de ter. Afinal, ainda não inventaram nada melhor do que novela para o público voltar a assistir no dia seguinte", acredita Marcelo Parada.
No início deste ano, a Band até ensaiou uma parceria com a NBP, de Portugal, ao exibir algumas de suas produções, como a série Olá Pai e as novelas Olhos D'Água e Morangos com Açúcar. Embora a audiência tenha ficado aquém do desejado, a NBP, garante Parada, continua nos planos da Band. "Ainda temos muito a ganhar com essa parceria. Mas, no momento, estamos investindo em novela para atender a uma demanda específica da nossa programação para 2005", pondera ele. Já a parceria com a RGB ganhou força em setembro quando Parada viajou para a Argentina. Logo, a diretora geral da RGB, Elisabetta Zenatti, convidou ele para fazer uma visitinha aos estúdios da produtora em Buenos Aires. Lá, Parada não só assistiu a trechos da novela como conversou com a autora da trama, Cris Morena, a mesma de Chiquititas, em reprise no SBT. "Ele saiu de lá bastante animado", brinca Elisabetta.
A própria diretora da RGB se apressa em explicar o significado da palavra "Floriscienta". Segundo ela, trata-se de uma inusitada combinação de "Flor", o nome da protagonista, com "Cenicienta", que significa "Cinderela" em espanhol.
Na trama, Flor é uma jovem de 20 anos que, como não poderia deixar de ser, desconhece a sua condição de herdeira de uma grande fortuna. Para sobreviver, ela trabalha numa mansão como assistente de uma professora que leciona música para uma família de órfãos alemães.
O "príncipe encantado" da protagonista, aliás, é o mais velho dos seis irmãos, Frederico, de 25 anos. "Embora seja a mocinha da história, Flor não faz o tipo sofredor. Muito pelo contrário. Atrapalhada que só ela, a personagem tem um lado cômico muito forte", detalha Elisabetta.
Na Argentina, onde é exibida pelo Canal 13, Floriscienta já está na segunda temporada. Sucesso entre crianças e adolescentes, vende de shows e CDs a roupas e álbuns de figurinhas. "Floriscienta é uma febre na Argentina. Buenos Aires, por exemplo, parece um tapete coberto por outdoors da novela", enfatiza Elisabetta.
Mas o Brasil não vai ser o único país a assistir à novela. Outros 20 já compraram os direitos de exibição. Já Espanha, Itália e Chile optaram por fazer suas respectivas versões, como será feito no Brasil. "Tenho certeza de que essa novela faria sucesso em qualquer país do mundo. Mesmo assim, é importante frisar que não vamos simplesmente traduzir a história e sim adaptá-la à realidade de cada país", destaca Elisabetta.
Para tanto, Band e RGB já abriram inscrições para crianças e adolescentes, de seis a 20 anos. A única exigência é que saibam cantar e dançar. Embora não descarte a hipótese de recrutar profissionais de outras emissoras, Parada quer mesmo tirar proveito do "know-how" da RGB em descobrir novos talentos para escalar o elenco de Floriscienta. "Estamos trabalhando a quatro mãos. Tudo está sendo discutido e decidido em comum acordo", garante ele.
A previsão é que a novela comece a ser gravada em janeiro - provavelmente em São Paulo - e estréie em março do ano que vem. "Novela é o produto nobre da tevê brasileira por excelência. Quando você erra, paciência, tenta de novo mais tarde. Mas, quando você acerta, sai de baixo!", garante Parada.
Fonte:
TV Press
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365131/visualizar/
Comentários