Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 16:13
Por: Mulrilo Garavello

    Imprimir


Os problemas de Daiane dos Santos com os joelhos já se transformaram em uma verdadeira novela. E, para escrever o capítulo final dessa dolorosa história, Daiane deverá se submeter a uma complexa cirurgia em janeiro do ano que vem. A expectativa da brasileira é estar recuperada para disputar o Mundial de 2005, na Austrália, que ocorrerá em novembro.

O histórico de problemas nos joelhos de Daiane vem desde 2001, quando ela operou o tendão patelar do joelho esquerdo. Em 2003, pouco antes do Pan-Americano de Santo Domingo, a atleta fez uma artroscopia, desta vez no joelho direito, retirando um pedaço da cartilagem. Poucos meses depois, ganhou a medalha no Mundial de Anaheim. No meio de junho de 2004, a atleta tirou mais um pedaço de cartilagem do joelho direito.

As duas operações seguidas no joelho direito acompanhadas da falta de repouso acabaram sobrecarregando o joelho esquerdo, causando uma pequena lesão no menisco. Essa sobrecarga fez com que, após a Olimpíada, a atleta tivesse de parar de treinar por duas semanas. "O médico disse que tenho duas soluções. Uma é escolher as competições que faço e repousar bastante. A outra é fazer uma operação mais complexa, que me tiraria por seis meses da ginástica. Esta seria a única forma de eu conseguir chegar até a Olimpíada de 2008", disse Daiane, após o treino desta sexta-feira, em Birmingham, onde no domingo ela disputa a final da Copa do Mundo -evento que reúne os oito melhores ginastas de cada aparelho nos últimos dois anos.

"O Oleg acha que eu tenho de parar e essa é a grande tendência agora. Eu tenho muitos altos e baixos no joelho. Ele dói não só na ginástica. Muitas vezes eu acordo e estou com dor. Quero pôr fim a essa situação", disse a brasileira.

A cirurgia, que deverá ser feita em janeiro de 2005, afetará, de acordo com Daiane, os dois joelhos. "Os pedaços de cartilagem que tirei do joelho direito estão fazendo falta. A patela fica travada. Então, terei de tirar um pedaço do joelho esquerdo e fazer um enxerto no direito, para compensar", afirmou Daiane. "Ficarei 40 dias sem nem colocar o pé no chão".

Daniele Hypólito Os problemas no joelho, entretanto, não impedirão a brasileira de competir pela medalha de ouro em Birmingham. Pelo menos é o que ela diz. "Já faz duas semanas que estou treinando sem dor. Estou tomando um monte de remédios, um verdadeiro coquetel, e fazendo fisioterapia todos os dias. Não ficaria de fora desta competição. Trabalhei muito duro dois anos para estar aqui", disse Daiane, que entretanto não fará o duplo-twist esticado em Birmingham. "Vou fazer só o duplo-twist carpado, porque os dois saltos têm nota de partida 10, e o esticado sobrecarrega um pouco mais meu joelho no pouso".

Adriana Alves, técnica de Daiane no Grêmio Náutico União, é contra a cirurgia. "É uma coisa complicada. Se ela fizer essa cirurgia, vai ter de ter um processo de cinco, seis meses de recuperação. E, no nível dela, passar quatro meses fora é uma cartada arriscada demais. Depois, vai ser difícil voltar", diz Adriana, que não veio à Inglaterra acompanhar Daiane, que a considera "uma segunda mãe", em suas próprias palavras.

"A Adriana acha isso, mas eu digo para ela: se eu quero uma coisa, eu vou conseguir. Sei que vou ter de cuidar. Não vou poder ir para a balada, vou ter de ficar tendo atenção o tempo inteiro. Seria mais cômodo apenas escolher algumas competições, me aposentar antes, mas não é isso o que eu quero", disse Daiane, afirmando que os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, estão nos seus planos.

Além da técnica, Daiane terá ainda uma conversa com seu principal patrocinador. "Eles já estão de sobreaviso. Vou conversar com eles quando voltar ao Brasil. Mas ainda não sei qual é a opinião deles", afirmou a brasileira.

BRASIL EM BIRMINGHAM Solo - masculino Diego Hypólito Salto - masculino Diego Hypólito Solo - feminino Daiane dos Santos Daniele Hypólito Trave - feminino Daniele Hypólito Barras paralelas - feminino




Fonte: Uol

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365239/visualizar/