Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 15:20

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, vão inaugurar, na tarde do dia 17 de dezembro, em Barra do Bugres, um hospital com 78 leitos.A inauguração beneficiará a uma população regional de 187 mil habitantes, dividida por 11 municípios: Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Nov o do Parecis, Denise, Nova Marilandia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e Tangará da Serra.

A Secretaria de Estado de Saúde, objetivando a oferta de serviços e o atendimento hospitalar em regiões onde não existiam hospitais, garantindo a estrutura básica do processo de interiorização da Saúde e levando serviços e atendimentos dignos para os quatro cantos do Estado de Mato Grosso, adquiriu, pelo processo de desapropriação, o hospital municipal Roosevelt Figueiredo Lira, na cidade de Barra do Bugres, ao custo de 2,32 milhões de reais.

O hospital foi edificado, originalmente, num terreno de 3.844 metros quadrados dos quais 2.957 metros quadrados são de área construída e fica no centro de Barra do Bugres. O estabelecimento de Saúde deverá funcionar como atendimento da assistência ambulatorial e hospitalar.

Embora o município de Barra do Bugres esteja subordinado ao Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra foi escolhido para receber o investimento baseado em alguns critérios técnicos pré-estabelecidos. O município é módulo assistencial de Saúde, está habilitado na gestão plena de Atenção Básica e é referencia para a região e, mais especificamente, para os municípios de Porto Estrela, Nova Marilandia e Denise.

Outros critérios satisfeitos foram: Barra do Bugres está credenciada junto ao SUS para receber verbas que ajudem na manutenção da Saúde, os equipamentos existentes na unidade foram adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Prefeitura, os recursos humanos ali existentes fazem parte do quadro de servidores do Estado e do município, os serviços da unidade são remunerados pelo teto financeiro e pelo consórcio intermunicipal de Saúde e o município abriga, em sua sede, a população de 46 mil habitantes.

CUMPRINDO METAS - O governador Blairo Maggi priorizou incrementar a política de Saúde no Estado. Somente no ano de 2004 é que essa política foi alavancada na prática. O processo de interiorização da Saúde partiu da divisão territorial, precedida pelo decreto número 3.604, de 02 de agosto de 2004, que instituiu um total de 16 Regionais de Saúde, sediadas pelos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Juína, Porto Alegre do Norte, Tangará, Diamantino, Alta Floresta, Juara, Peixoto de Azevedo, Colíder, Pontes e Lacerda, Água Boa e São Felix do Araguaia.

A Secretaria de Estado de Saúde investiu um total de 6,4 milhões para garantir atendimento hospitalar em regiões onde ele não existia adquirindo prédios que sãos usados como unidades de Saúde a exemplo dos hospitais de Alto Araguaia, hospital modelo da capital e outros. Para aumentar oferta de serviços na área de Saúde a Ses investiu 17 milhões em obras de realização direta e adquiriu unidades prontas no valor de 5,7 milhões, o que totaliza 23,7 milhões de investimentos em estrutura física.

Para garantir a funcionabilidade das novas e das demais estruturas físicas existentes a Ses investiu, em equipamentos (veículos, equipamentos hospitalares, ambulatoriais e mobiliários) um total de 22,2 milhões de reais. O total de investimentos de obras e equipamentos, em 2004, monta em 45,9 milhões de reais, de forma a garantir o acesso à Saúde para os usuários do SUS nos quatro cantos do Estado. Também no ano de 2004 141 obras foram executadas, num investimento total de 17,27 milhões de reais.

Comentando esses números o secretário Marcos Henrique Machado afirmou: “Eles mostram o resultado do exercício de 2004, de forma eficiente e eficaz e obedecendo a risca o critério de interiorização das ações de Saúde no Estado de Mato Grosso. A Ses não poupou esforços para garantir Saúde às populações interioranas para dar estrutura física aos hospitais e unidades de Saúde, equipa-los devidamente e, acima de tudo, colocando-os em funcionamento”.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365248/visualizar/