Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 08 de Novembro de 2012 às 18:09

    Imprimir


Um time internacional de cientistas conseguiu reunir dados climáticos de 2 mil anos e que indica que mudanças climáticas foram decisivas na ascensão e queda da civilização maia. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira em artigo na Science e ilustra a capa da revista.

Os pesquisadores estudaram tanto as estalagmites da caverna Yok Balum Cave, próxima a antiga cidade de Uxbenka, em Belize, e compararam esses achados com as histórias políticas contadas nos monumentos de pedra das cidades maias.

"Incomuns grandes quantidades de chuva favoreceram o aumento da produção de comida e uma explosão de população entre 450 d.C. e 660 d.C.", diz Douglas Kennett, professor da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State) e líder do estudo. "Isso levou a uma proliferação de cidades como Tikal, Copan e Caracol nas terras baixas maias."

"Os novos dados mostram que esse período salubre foi seguido por uma tendência geral de seca que durou quatro séculos e foi pontuado por grandes secas que levaram a um declínio na produção agrícola e contribuíram para a fragmentação da sociedade e colapso político. A seca mais severa (entre os anos de 1020 e 1100) nos registros ocorre após o colapso generalizado dos centros do Estado maia (conhecido como Colapso Maia) e pode estar associada ao declínio generalizado de população na região."

"Over the centuries, the cities suffered a decline in their populations and Maya kings lost their power and influence" Dr. Kennett said. "The linkage between an extended 16th century drought, crop failures, death, famine and migration in Mexico provides a historic analog, supported by the cave stalagmite samples, for the socio-political tragedy and human suffering experienced periodically by the Classic Period Maya." Os pesquisadores afirmam que os registros arqueológicos e históricos dos maias nos dão uma oportunidade para examinar os efeitos das mudanças climáticas e a desintegração de sistemas sociopolíticos - como o nosso - em longo prazo. "Os efeitos da mudança do clima são complexas e atuam em múltiplas escalas de tempo", diz Kennett.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36560/visualizar/