Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 21:35

    Imprimir


Plantas gigantes de coca, que resistem a herbicidas e produzem oito vezes mais cocaína, podem ser o resultado do uso intensivo de fertilizantes, e não de modificações genéticas, disse um cientista na terça-feira.

Segundo um relatório da polícia colombiana citado pelo jornal Financial Times, cientistas estrangeiros teriam desenvolvido uma planta de coca resistente a herbicidas e até oito vezes mais produtiva do que o normal.

Mas um toxicologista que estudou as amostras para a polícia disse não soube dizer se as plantas foram geneticamente modificadas ou se simplesmente cresceram mais porque receberam uma quantidade excepcional de fertilizantes.

"Até agora não há prova científica, pelo menos em nosso país, que demonstre que isso seja consequência de manipulação genética", disse o toxicologista Camilo Uribe. "Elas podem ser simplesmente o resultado de um excesso de fertilizantes."

Algumas plantas gigantes foram encontradas isoladamente em áreas montanhosas do país, segundo ele.

Em agosto, os Estados Unidos, que já deram mais de 3 bilhões de dólares para ajudar a Colômbia a combater o narcotráfico, desmentiram rumores de que haveria uma coca transgênica.

"Ouvimos regulamente rumores de que os narcotraficantes estão trabalhando para criar uma forma transgênica de coca, mas não há prova científica de que tenham realizado essa pesquisa", disse, na época, Phyllis Powers, diretora da seção de combate ao narcotráfico da embaixada dos EUA em Bogotá.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365746/visualizar/