Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 13:19
Por: Edna Pedro

    Imprimir


Proporcionar a convivência do idoso com novas gerações. Este é um dos objetivos da Universidade da Terceira Idade, projeto de extensão lançado na ultima sexta-feira (03.12) em Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Desenvolvido por meio da Faculdade de Educação, Faed a Universidade da Terceira Idade atende inicialmente 25 pessoas com idade acima de 60 anos promovendo atividades que estimula a auto-estima e a difusão de conhecimentos.

Segundo a Diretora da Faed, Maria do Horto Sales Tiellet a estimativa é que no próximo ano, 25 novos idosos possam ingressar no projeto que tem como propósito desenvolver atividades personalizadas incentivando a sociabilização e a produção de saberes. Na primeira etapa as atividades são propostas pela Instituição, mas no segundo ano de execução os idosos indicarão as temáticas e atividades que deverão ser desenvolvidas.

“Nós vamos oferecer palestras e oficinas envolvendo profissionais das diferentes áreas do conhecimento que atuam nos diversos departamentos da Unemat” afirma a professora indicando o caráter interdisciplinar do projeto.

Financiado com recursos próprios por meio do Fundo Institucional de Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão, Fidipex, o Universidade da Terceira Idade envolve parcerias como o Lions Clube Cáceres Portal do Pantanal, Grupo Espírita Bezerra de Lima, Associação Remanso Fraterno João Gabriel e Clube da Melhor Idade Amigos para Sempre.

“Esta parceria é maravilhosa, pois contribui com o trabalho em conjunto. É mais uma oportunidade que idoso tem de participar, se relacionar, ter novos conhecimentos”, afirma a presidente do Clube da Melhor Idade, Alzira Lindote.

Em Cáceres, município com mais de 85 mil habitantes o percentual de idosos equivale a 5,7% da população. Para atender esse público surgiu a idéia do projeto, em discussão conjunta entre a diretora da Faed e Marizete Guimarães, presidente da Associação Remanso Fraterno João Gabriel. Uma organização criada há 5 anos que tem como objetivo a construção de um centro de convivência para idosos. “Convidei Maria para estar junto desse projeto para idosos e resolvemos reunir forças com a Unemat” afirma Marizete

A proposta de envolver a terceira idade num projeto da Universidade foi aprovada pela Instituição no último edital de incentivo a projetos de extensão que contemplou 70 novas ações, cujo objetivo é fortalecer o elo universidade/comunidade. “Quando a universidade se propõe trabalhar com a sociedade na verdade está se propondo aprender também com as pessoas da terceira idade. É neste contato, é nesse conviver que estamos trabalhando com essa proposta” explica a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat Solange Ikeda.

ABERTURA – A aula inaugural do projeto realizada no auditório da Faculdade de Direito, Fadir contou com a palestra do professor João Henrique Negrão. Ele socializou sua experiência frente à coordenação do Núcleo de Estudo e Atividades da Terceira Idade, NEATI, da UFMT em Rondonópolis, que trabalha dentro do propósito da universidade aberta a terceira idade e elencou a necessidade de atividades que promovam a sociabilidade dos idosos.

A cerimônia contou com a assinatura do convênio entre as entidades parceiras sendo a Unemat representada pela Pró-reitora Solange Ikeda, a diretora da Faed, Maria do Horto Sales, e a representante da Proec, Izete de Oliveira, além da Eulália Cintra, representante do Lions Clube, Gilmar Batista do Grupo Espírita Bezerra de Menezes, Marizete Guimarães da Associação Remanso Fraterno e Alzira Lindote do Clube da Melhor Idade. A solenidade contou ainda com a presença de Maria Aparecida Nepomuceno da Secretaria Municipal de Educação, e o prefeito eleito do município, Ricardo Henry.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365830/visualizar/