Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 15:51

    Imprimir


Candidatos à presidência da Autoridade Palestina nas eleições de nove de janeiro, o chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmud Abbas, e seu principal rival, Marwan Barghuti, preso em Israel, estão empatados de acordo com duas pesquisas publicadas hoje.

Segundo uma pesquisa feita pelo centro de investigação da universidade palestina de Bir Zeit, 46% dos entrevistados asseguram que votarão em Barghuti, enquanto 44% escolherão Abbas, que se tornou presidente da OLP depois da morte de Yasser Arafat. O militante dos direitos humanos Mustafá Barghuti (que não tem parentesco com Marwan Barghuti) conta com 7% das intenções de voto. Os outros sete candidatos têm menos de 3% das intenções de voto.

Uma outra pesquisa, feita pelo Centro Palestino de Investigação Política (PSR) de Ramalá, indica que Abbas leva ligeira vantagem sobre Barghuti, com 40% das intenções de voto contra 38%. Entretanto, segundo uma terceira pesquisa, realizada pelo Centro Palestino de Opinião Pública, Abbas tem 40% das intenções de voto contra 22% de Barghuti.

As duas primeiras pesquisas entrevistaram, respectivamente, 1,198 mil e 1,2mil pessoas, enquanto a terceira entrevistou 977 pessoas da população palestina da Cisjordânia e de Gaza. As pesquisas têm margem de erro de 3%.

Figura proeminente da Intifada e secretário-geral do Fatá na Cisjordânia, Marw an Barghuti anunciou sua candidatura "independente" no último instante, enquanto que seu movimento designou Abbas como candidato. Seus partidários provêm das camadas mais pobres da população, nos jovens e nas zonas rurais.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365997/visualizar/