Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 08:24
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


Mais um detento fugiu da Penitenciária Pascoal Ramos no início da manhã de ontem, em Cuiabá. Celso Reis de Souza, conforme informações de policiais militares que faziam a guarda, teria pulado o muro. Ele trabalhava na área externa do presídio e conseguiu se aproximar do muro.

Com a fuga de Celso Reis, sobe para 16 o número de detentos que conseguiram fugir da penitenciária. Destes, nove eram da ala de presos que trabalham dentro da unidade, tanto na marcenaria quanto na fabricação de bolas. Dos 16 fugitivos, dois saíram pelo portão e os outros 14 pularam o muro da unidade.

Como nos outros casos, a polícia efetuou disparos de intimidação. Mesmo assim o preso conseguiu fugir. Foram feitas rondas nas proximidades, mas sem êxito. Toda a polícia foi alertada sobre a fuga e todos os policiais estão em alerta. Pelas normas da penitenciária, deve haver sempre um agente carcerário responsável junto com os presos enquanto estes trabalham. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

No dia 11 de novembro deste ano, Francisco de Castro Teixeira também pulou o muro do Pascoal Ramos. Ele trabalhava na marcenaria e tinha acesso livre no presídio.

Segundo a Polícia Militar, Teixeira estava preso por assalto. Policiais fizeram buscas pela região, mas não obtiveram êxito.

Outra fuga aconteceu no dia 1º de outubro quando cinco homens fugiram da Penitenciária do Pascoal Ramos, por volta das 13h30.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na época, os fugitivos eram do raio dos trabalhadores.

Eles estavam trabalhando próximo à administração, pouco antes da fuga. Por uma distração dos agentes, os presos pegaram uma escada e fugiram pulando o muro do presídio.

Os cinco presos que fugiram da penitenciária foram identificados como Antônio Carlos Silva Conceição, Claudinei Alves de Oliveira, Édio Sebastião de Oliveira, Mário Bernardino de Oliveira e Welderson Cristiano Silva Bontempo.

Depois de pularem o muro do presídio, os fugitivos tiveram o apoio de três motos e um Gol.

No dia 28 de outubro, a polícia conseguiu recapturar um dos fugitivos da penitenciária no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, Mário Bernardino de Oliveira.

A prisão dele foi realizada por equipes das delegacias Municipal de Várzea Grande e Roubos e Furtos de Várzea Grande e Cuiabá. Segundo informações do escrivão Douglas, eles tiveram conhecimento do paradeiro do fugitivo e montaram a operação.

Ao ser recapturado Mário disse estar condenado a 20 anos de prisão por um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido há três anos no bairro Tijucal. Por bom comportamento, ele trabalhava na fábrica de bolas da Penitenciária.

Mário Bernardino foi levado de volta para o Pascoal Ramos. Com a recaptura de Mário, continuam foragidos Antônio Carlos Silva Conceição, Claudinei Alves de Oliveira, Édio Sebastião de Oliveira e Welderson Cristiano Silva Bontempo, além de Celso Reis de Souza e Francisco de Castro Teixeira. A reportagem procurou representantes da Sejusp para falar sobre o caso, mas ninguém foi localizado.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366105/visualizar/