Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 08:13
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


Uma pane no sistema elétrico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) ocasionou três mortes ontem, entre 10h30 e 12 horas. Dez pessoas ocupavam os leitos no momento do incidente, funcionários de outros setores tentaram ajudar os intensivistas a reanimar todos eles, mas os três, que possivelmente estavam em estado mais grave, não resistiram.

Houve uma queda de energia anterior à pane, somente na UTI e de acordo com a coordenadora administrativa do HPSMC, Iracema Paulino de Alencar, ainda não há explicações do porquê do gerador e das baterias de cada equipamento não terem funcionado, como ocorre em casos de emergência.

As vítimas do incidente foram Maria Auxiliadora do Espírito Santo, de 42 anos, que estava com um quadro de insuficiência renal crônica; Valdemir Gonçalo Campos, de 30 anos, que tinha um quadro de esclerose; e Claudinei Motta da Silva, de 42 anos, que tinha um ferimento ocasionado por perfuração de bala.

Segundo Iracema, hoje será aberta uma sindicância, por intermédio de uma comissão técnica, para explicar as reais causas do incidente. Relatou que no máximo em 15 dias o laudo deverá ser fornecido às famílias das vítimas e também à imprensa. Enquanto isso, de acordo com Iracema, todos os dias, por volta de 16 horas sairá um boletim informativo com parciais da sindicância.

Iracema relatou ainda que a UTI onde as vítimas estavam internadas possui 10 leitos e está funcionando há pouco mais de um mês, oficialmente ainda nem foi inaugurada. Foi ativada pelo fato da UTI antiga, também com 10 leitos, ter entrado em reforma. “A mudança é recente. Os pacientes foram transferidos para a nova UTI que está com tudo novo, a rede hidráulica, elétrica e equipamentos”, explicou.

Ainda não há explicação do porquê da queda de energia ter ocorrido somente na UTI. Somente hoje o Instituto Médico Legal (IML) terá um laudo da causa real da morte de cada um dos pacientes.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366108/visualizar/