Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 14:44

    Imprimir


A BBC World disse hoje ter sido enganada por um homem que afirmou ser um porta-voz da Dow Chemical Co. Segundo o falso porta-voz, a empresa admitia a responsabilidade pelo desastre ocorrido na fábrica de pesticidas de Bhopal, na Índia, há quase 20 anos, que matou milhares de pessoas.

A rede de notícias britânica, após ter exibido por duas vezes a entrevista com um homem identificado como sendo Jude Finisterra, disse mais tarde que as informações eram incorretas. Uma porta-voz da Dow Chemical na Suíça também afirmou que a reportagem estava errada. Se o homem entrevistado fosse mesmo um porta-voz da Dow Chemical, as declarações representariam uma grande reviravolta na postura adotada até hoje pela empresa, que diz não ser responsável pelo desastre ocorrido em Bhopal.

Depois da falsa entrevista, as ações da Dow caíram 3,4 por cento em Frankfurt, na Alemanha. A identidade do homem não pôde ser determinada e também não estavam claras as razões pelas quais agiu assim. Dirigentes da BBC não foram encontrados para fornecer detalhes sobre o episódio.

A rede pública, que passa atualmente por um processo de reavaliação feito a cada dez anos pelo governo, disse que estava tentando descobrir o que aconteceu. "Pedimos desculpas à Dow e a qualquer um que assistiu à entrevista e que pode ter sido iludido por ela" afirmou a BBC em um comunicado. "É claro que a BBC está investigando como isso aconteceu."

Duas décadas atrás, um gás altamente tóxico vazou de uma fábrica de pesticidas durante a noite na cidade indiana matando milhares de pessoas e deixando outros milhares doentes. A fábrica pertencia à Union Carbide, mas tarde comprada pela Dow.

A BBC já se envolveu em uma polêmica este ano a respeito da forma como divulgou notícias envolvendo a guerra contra o Iraque. Seus dois principais dirigentes viram-se obrigados a pedir demissão em meio à polêmica.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366380/visualizar/