Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 10:55

    Imprimir


Uma segunda tormenta atingiu as Filipinas, devastada pela tempestade tropical Winnie que pode ter deixado mil mortos ou desparecidos desde o fim de semana. O tufão Nanmadol chegou ontem ao país e causou 35 mortes.

Algumas áreas ainda estão sem energia após o vento derrubar 13 torres de transmissão da província de Bicol, a leste da capital Manila. O secretário da Saúde alertou para o risco de doenças e pediu à população que enterre rapidamente seus mortos.

Mais de 35 mil pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para 176 centros de desabrigados ao norte e leste das Filipinas. Ainda se desconhece o valor dos danos.

O tufão Nanmadol, com ventos de até 128 quilômetros por hora, atingiu principalmente a ilha de Luzon. O porta-voz do Escritório de Defesa Civil, Manny Torres, explicou que as vítimas morreram afogadas ou eletrocutadas e que oito pessoas ficaram feridas em conseqüência de acidentes provocados pelo tufão.

O número de vítimas do tufão parece ser mais baixo, porque a população, depois de sofrer três tempestades em duas semanas, estava mais preparada. "Precisamos de um mutirão para entregar mantimentos de emergência, encontrar os desaparecidos, resgatar os isolados, alimentar os famintos e abrigar os desabrigados", disse a presidente Gloria Macapagal Arroyo pela TV.

O escritório meteorológico Pagasa informou hoje que o tufão perdeu força e se movimenta em direção ao Mar da China Meridional.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366415/visualizar/