Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 23:21

    Imprimir


Militares da ONU repeliram hoje, quarta-feira, o ataque de um grupo armado nos arredores do Palácio Nacional em Porto Príncipe, capital do Haiti, no qual não houve vítimas.

O tiroteio aconteceu enquanto o presidente provisório do Haiti, Boniface Alexandre, e o primeiro-ministro, Gérard Latortue, estavam reunidos dentro do Palácio Nacional com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, que chegou hoje ao país.

O soldados da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah) dispararam contra o grupo armado, aparentemente formado por seguidores do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide. O grupo acabou fugindo em um veículo, disseram os jornalistas que testemunharam a ação.

Powell chegou hoje a Porto Príncipe para se reunir com as autoridades hatianas e mostrar o apoio dos Estados Unidos ao processo de transição democrática no Haiti.

Desde setembro, o país é alvo de uma campanha violenta, batizada pelos partidários de Aristide como "Operação Bagdá", que já deixou dezenas de mortos.

No centro da capital, vários alunos do colégio Alexandre Petion ficaram feridos hoje por causa dos tiroteios iniciados pelos "chimeres" (seguidores de Aristide). Todas as atividades comerciais, administrativas e educativas foram suspensas em várias áreas de Porto Príncipe.

Depois do tiroteio no Palácio Nacional, houve um reforço considerável da presença das tropas da ONU e da polícia, que patrulham as ruas e sobrevoam a cidade.

Powell, seu porta-voz Richard Boucher e o embaixador americano no Haiti, James B. Foley, devem conceder uma entrevista coletiva nas próximas horas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366461/visualizar/