Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 22:58

    Imprimir


O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá determinar hoje a abertura de processo criminal contra o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA). O STF vai apurar um suposto desvio de dinheiro do Banpará durante a gestão de Barbalho no governo no Pará.

A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, e começou a ser analisada pelo STF na semana passada. Dos 11 ministros do Supremo, seis se manifestaram a favor da abertura do processo, número suficiente para que Barbalho seja investigado.

O suposto crime de peculato (apropriação de bem público praticado por servidor) prescreverá neste sábado, quando a primeira transferência de dinheiro completará 20 anos.

Essa poderá ser a primeira ação penal contra o deputado Jader Barbalho no Supremo, que também é acusado de desvio de dinheiro da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e de venda de TDAs (títulos da dívida agrária) que teriam sido emitidos de forma fraudulenta quando ele foi ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, no governo do ex-presidente José Sarney.

Em 2001, Jader Barbalho, então senador, renunciou ao mandato para escapar do processo de cassação, quando teve seu sigilo bancário quebrado, ainda por conta do caso Banpará. Em 2002, ele se elegeu deputado.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366466/visualizar/