Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 18:22

    Imprimir


Pelo menos três grandes estúdios de Hollywood decidiram adotar o formato de última geração do DVD, avivando a guerra pelos novos dispositivos no mercado. Paramount Home Entertainment, Universal Pictures e Warner Bros. disseram na segunda-feira que começarão a lançar seus filmes, já no próximo ano, no formato HD-DVD, que são discos de alta definição e com grande capacidade de armazenamento.

O anúncio ocorre no momento em que as companhias Sony e Matsushita tentam ganhar a batalha contra Toshiba e NEC pela conquista do mercado em 2005. As empresas Sony e Matsushita lideram o consórcio que promove a adoção do padrão Blu-Ray. Os grupos competem em características técnicas e comerciais.

O sistema HD-DVD tem a capacidade de armazenar 30 Gigas e pode gravar até oito horas de filmes de alta definição. Seu concorrente, Blu-Ray, apresentou, por outro lado, um melhor desempenho, ao produzir discos de até 50 Gigas de capacidade.

Os defensores do HD-DVD ressaltam que este sistema é mais barato para os fabricantes, já que a tecnologia utilizada para sua fabricação é similar à dos DVDs. O HD-DVD é totalmente compatível com os DVDs atuais e pode ser produzido nas mesmas fábricas, sem necessitar de muito investimento adicional.

Os executivos dos grandes estúdios garantem que não querem participar de uma batalha de formato e, de modo algum, querem repetir a confusão ocorrida nos anos 80, quando foram lançados os aparelhos de videocassete, e os consumidores não sabiam se escolhiam entre os sistemas Betamax ou VHS.

"Avaliamos as tecnologias emergentes e selecionamos aquela que acreditamos que irá beneficiar mais nossos consumidores", explicou Craig Kornblau, presidente do Universal Studios Home Entertainment, acrescentando que "o consumidor será nosso guia, mas agora não pensamos lançar produtos em Blu-ray. Nossa prioridade é HD-DVD".

Já a Columbia Pictures, da Sony, se inclina pelo sistema Blu-Ray. Em setembro passado, a Sony adquiriu os estúdios Metro Goldwyn Meyer (MGM), o que lhe dá acesso a nove mil títulos no catálogo de uma das empresas de maior prestígio no setor.

O grupo rival, que apóia o formato HD-DVD, conta, entre outros aliados, com FOX e Disney, além do suporte do DVD Forum, que reúne 220 empresas de eletrônica, entretenimento e companhias cinematográficas.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366521/visualizar/