Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 15:33

    Imprimir


Uma nova tecnologia baseada na Internet em breve pode transformar usuários comuns de computadores em espiões domésticos. Vincent Tao, engenheiro na York University, de Toronto, declarou ter criado uma ferramenta de vigilância chamada SAME (see anywhere, map anywhere, ou "veja qualquer lugar, mapeie qualquer lugar"), capaz de produzir imagens tão nítidas que coordenadas geográficas digitadas em um site bastam para revelar a marca de um carro estacionado na rua.

Tao disse que o sistema SAME funciona com imagens da Terra captadas por satélites e sensores remotos que funcionam em tempo real, monitorando o tráfego e o clima. A informação é reformatada em um site aberto a buscas, na Web, capaz de capturar imagens da Terra ao nível do chão, com pouco ou nenhum atraso.

A resolução é de cerca de 60 centímetros, boa o bastante para determinar a marca de um carro, se bem que não os detalhes de um rosto humano, disse Tao. "Trata-se de tecnologia de transmissão de dados em tempo real. É como o sistema de mapas online MapQuest ou o sistema de navegação de seu carro, mas em base tridimensional", explicou o cientista em entrevista, na segunda-feira.

"Você vê um globo, como uma Terra virtual, e pode voar como se viesse do espaço exterior e fazer um zoom até uma cidade, ou mesmo até o nível de uma determinada rua, que será atualizada com imagens de alta qualidade e alta resolução."

Tao disse que as potenciais aplicações são imensas, e mencionou defesa, atendimento de emergências e monitoração ambiental como exemplos. Acrescentou que a tecnologia poderia ser usada pelo público já a partir do ano que vem. "Nosso modelo de negócios envolve estudar de que maneira oferecer esse serviço ao público", disse.

Mas a tecnologia também causa preocupação diz Vera Rastogi, advogada especializada em questões de privacidade no escritório canadense Blake, Cassels & Graydon. "Qualquer tecnologia que seja baseado em um sistema de vigilância como esse gera potenciais abusos", declarou.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366559/visualizar/