Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 12:33

    Imprimir


A partir deste sábado (04.12), o Vale do Araguaia passará a contar com um colegiado formado organismos municipais, entidades de classe, agências de viagem, associação de hotéis, entre outros, e com a responsabilidade de discutir e definir políticas para o desenvolvimento do turismo na região, contemplando 11 Municípios. O Fórum Regional de Turismo do Araguaia foi anunciado nesta terça-feira (30.11), durante a 15ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Araguaia Park Hotel, em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá).

A criação do Fórum de Turismo do Araguaia se adequa aos projetos do Governo do Estado que visam à consolidação do turismo com uma das forças econômicas de Mato Grosso. Um exemplo é o projeto denominado “Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil”, que, numa ação conjunta com o Ministério do Turismo, prevê uma série de ações que contemplam, principalmente, o fortalecimento da cadeia produtiva e a formatação de produtos. Em julho de 2005, por exemplo, Mato Grosso terá a chance de mostrar ao País o seu potencial no setor, com a exposição de produtos dos quatro Pólos Turísticos do Estado – o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e o Araguaia Mato-grossense.

A secretária de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli de Assis, durante a reunião do Fórum Estadual de Turismo, pediu o empenho dos componentes do Fórum do Araguaia para que articulem também no sentido de conseguir o apoio da bancada parlamentar mato-grossense no Congresso, no sentido de obter recursos financeiros por meio de emendas (individuais e/ou de bancada) ao Orçamento da União, para ações de desenvolvimento do turismo na região. “O apoio de nossa bancada em Brasília é muito importante para a execução dos projetos”, disse a secretária, ao explicar que grande parte dos projetos que o Governo do Estado executou, este ano, teve o aporte de recursos financeiros provenientes de emendas.

Mais uma vez, a secretária enfatizou o apoio que a Sedtur tem merecido da parte do governador Blairo Maggi para implementar as ações visando ao desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. “Os investimentos que o Estado tem realizado, sem dúvida, revelam o grau de confiança do Governo na capacidade de gestão da iniciativa privada”, afirmou, ao lembrar que Mato Grosso ocupa, hoje, a 22ª posição no ranking do turismo receptivo, movimentando cerca de R$ 150 milhões por ano.

PORTAL DA AMAZÔNIA – Sede do Fórum Regional de Turismo do Vale do Araguaia, Barra do Garças tem 9.171,83 km2 de extensão. Está a 342 metros acima do nível do mar e situa-se no Vale do Araguaia, nas margens do Rio Araguaia, aos pés da Serra Azul, próximo à Serra do Roncador, e é cercada por cerrados típicos do Brasil Central.

O clima é tropical quente e sub-úmido, com estação de chuvas bem definida entre dezembro e março, sol o ano inteiro e temperatura média de 27º C. A cidade também é conhecida como Portal da Amazônia, por ser a entrada no Paralelo 16, que delimita a Amazônia Legal.

Barra do Garças tem uma população estimada em 70 mil habitantes, formada, em sua maior parte, por imigrantes. O principal rio do Município é o Araguaia, que, com 2 mil km de extensão, nasce no Parque Nacional das Emas e deságua no Rio Tocantins, sendo o divisor natural dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366595/visualizar/