Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 29 de Novembro de 2004 às 17:11

    Imprimir


O assessor especial da Presidência da República em Política Exterior, Marco Aurélio Garcia, rebateu hoje as críticas de setores empresariais à morosidade do processo de relançamento do Mercosul. Segundo ele, o projeto está sendo relançado, mas "nunca as coisas são como nós pretendemos".

De acordo com Garcia, se dependesse da vontade do governo, os países membros e os associados do bloco estariam hoje plenamente integrados, com cadeias produtivas funcionando e avanços na integração social, com passos concretos na direção de uma moeda comum. "Mas as coisas marcham com uma certa lentidão. Nós não podemos forçar. Sobretudo, temos que ter uma atenção muito grande para a relação com a Argentina, que é o nosso parceiro estratégico", destacou.

Garcia afirmou que os passos dados no âmbito do Mercosul foram tão consistentes que está sendo criada simultaneamente uma articulação mais ampla de países. Segundo ele, os Presidentes das nações da América do Sul se reunirão em Cuzco, Peru, nos dias 8 e 9 de dezembro, para o lançamento da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Para ele, não há crise no Mercosul. "O Mercosul está transitando de um período em que as nossas economias foram muito duramente golpeadas para um momento de recuperação. Não por acaso, os quatro países que integram o bloco estão em um processo de crescimento e de melhoria da sua atividade", analisou.

Garcia disse que a reunião de Ouro Preto (MG), programada para dezembro próximo, marcando os 10 anos de assinatura do Tratado de Assunção, é uma boa ocasião para se rediscutir o Mercosul. Esse processo foi iniciado em 2003, no Paraguai, quando foi apresentado e aprovado o Projeto Mercosul 2006, cujos resultados têm um horizonte de médio prazo. Citando o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Garcia deixou claro que "a solução para os problemas do Mercosul é mais Mercosul".

Ele disse que os sócios do Mercosul terão oportunidade de materializar o acordo do bloco com a Comunidade Andina, o que revela que o projeto segue no curso esperado. Garcia participou, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Encontro Regional Mercosul 2004, preparatório à Cúpula de Ouro Preto.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366867/visualizar/