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Saúde
Segunda - 29 de Novembro de 2004 às 10:48

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A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Apoio e Articulação as Unidades Regionais, realizará no dia 1º de dezembro, a primeira reunião deliberativa com os prefeitos eleitos e os que estão terminando o mandato do interior do Estado. A reunião acontece, consecutivamente, nos 14 Escritórios Regionais, começando às 8h, com um café da manhã.

A finalidade é traçar uma linha de trabalho e estabelecer parcerias, bem como fortalecer os serviços de saúde dos municípios em atividades relevantes nas áreas de vigilância epidemiológica, vigilância ambiental em saúde, imunização, atenção básica à saúde, além de traçar políticas públicas de acordo com as necessidades de cada região. A reunião da Regional de São Félix do Araguaia será realizada no municio de Porto Alegre do Norte.

A idéia da reunião é estabelecer um primeiro encontro com os prefeitos e discutir a transição na área da saúde "Existem ações adotadas pelos gestores que irão deixar os cargos que estão funcionando bem, e outras que ainda necessitam de reforço. Vamos conversar com os prefeitos para estabelecer uma meta de trabalho, respeitando a meta de Governo de cada um. Queremos o fortalecimento das ações da Saúde em cada município", disse a superintendente adjunta de Apoio e Articulação às Unidades Regionais, Gisele Junqueira Pádua Sesti.

A intenção é fortalecer os Escritórios Regionais de forma a que os novos prefeitos levem suas reivindicações e problemas diretamente a esses escritórios. "Os Escritórios, sendo um braço da Secretaria de Estado de Saúde, repassam serviços e metas de trabalho estabelecidas, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela própria Secretaria. O que não puder ser cumprido no acordo entre o Escritório Regional e a Prefeitura Municipal deverá ser buscada a solução na Gestão da Saúde, dentro das competências de deveres e obrigações", informou Gisele.

Essas parcerias são estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde, dentro de um plano de trabalho estabelecido para o cumprimento de sua meta de interiorizar as ações da Saúde e descentralizar os serviços. Isto significa levar a Saúde ao morador de cada região do Estado. "Seguir essa política significa uma integração entre o município, com os Escritórios Regionais e, acima de tudo, com a Gestão da Saúde, obedecendo ao papel que a Superintendência de Articulação dos Escritórios Regionais estabelece junto a gestor da Saúde. O que os prefeitos precisam entender é que a Superintendência é o seu elo de ligação junto à administração da Saúde", afirmou Gisele.

Nesta reunião serão discutidas as parcerias, os consórcios, os critérios de trabalho, a informação sobre as ofertas de serviço do Estado na área da Saúde, a área de abrangência dos Escritórios Regionais no apoio aos municípios, troca de experiências e, principalmente, o reforço das ações da Saúde na Atenção Básica.

REGIONAIS DA SAÚDE: Baixada Cuiabana (11 municípios): Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

RONDONÓPOLIS (19 municípios): Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoreo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

BARRA DO GARÇAS (14 municípios): Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréo.

CÁCERES (13 municípios): Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Lambari D'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

SINOP (12 municípios): Cláudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, União do Sul, Tapurah e Vera.

JUÍNA (6 municípios): Aripuanã, Castanheira, Colniza, Juruena, Juína e Cotriguaçu.

PORTO ALEGRE DO NORTE (7 municípios): Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica.

TANGARÁ DA SERRA (11 municípios): Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e Tangará da Serra.

DIAMANTINO (7 municípios): Alto Paraguai, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

ALTA FLORESTA (6 municípios): Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.

JUARA (4 municípios): Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

PEIXOTO DE AZEVEDO (5 municípios): Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

COLÍDER (6 municípios): Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

PONTES E LACERDA (9 municípios): Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

ÁGUA BOA - (7 municípios): Água Boa, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência e Ribeirão Cascalheira.

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA (6 municípios): Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.




Fonte: Ses-MT

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