Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 29 de Novembro de 2004 às 10:46

    Imprimir


O diretor de pesquisas da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, Clayton Giani Bortolini, destaca que os sojicultores estão cada vez mais atentos e capacitados para fazer uma diagnose de suas lavouras, sabendo identificar exatamente se é a Ferrugem Asiática, ou outra doença. "O resultado disso é a identificação rápida da doença para uma ação imediata", observa.

Bortolini conta que no último dia 18, a Fundação ofereceu mais um curso para a identificação correta da doença, "as 40 vagas ofertadas foram preenchidas rapidamente, tanto pelos próprios produtores, quanto por seus técnicos", revela.

O diretor aponta que este comportamento reflete exatamente o nível de conscientização do produtor. "Ele sabe como é importante a diagnose da doença, o curso da semana passada mostrou como fazer isso, tanto na prática como na teoria", afirma.

O prefeito de Nova Mutum (269 quilômetros ao Médio-Norte de Cuiabá), Adriano Pivetta, confirma o interesse dos produtores em relação à doença. "Ainda não há casos na região, mas todos os sojicultores sabem que o fungo está presente e que a propagação da Ferrugem é certa, para controlar a expansão, todos têm feito monitoramento diário das plantações", completa.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366909/visualizar/