Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 13:20

    Imprimir


Principal fonte de renda dos pequenos produtores da Baixada Cuiabana, a mandioca, cuja cadeia produtiva gera no Brasil um milhão de empregos e movimenta R$ 2,3 bilhões, será tema de um seminário nesta sexta-feira (26) no Centro de Eventos do Pantanal.

Durante todo o dia, pequenos produtores, empresários e técnicos ligados à área vão assistir palestras e debater algumas questões cruciais como tendências de mercado, estratégias de comercialização, introdução de novas variedades em Mato Grosso, associativismo, alternativas de agregação de valor e desafios para o setor.

Promovido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Famato, Empaer e Senar, com o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Indústria, Comércio Minas e Energia e Indea-MT, o seminário tem como objetivo apresentar as tendências do mercado para os derivados da sua cadeia produtiva no Brasil, fomentar a agregação de valores e uso de novas tecnologias e estimular o seu cultivo na agricultura familiar.

Entre os nomes de palestrantes confirmados estão o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Amido de Mandioca (Abam), José Eduardo Pasquini; Raimundo Nonato Brabo Alves, pesquisador da Embrapa Floresta; Carlos Estevão, da Embrapa Mandioca; e João Pacheco, da Cooperativa Agrícola de Ubirajara (SP).

Estratégias

Está programado também um painel sobre estratégias de comercialização de derivados da mandioca.

Marisbeth Maria Gonçalves, da Unidade de Agronegócios do Sebrae, enfatiza que o seminário é uma continuidade do trabalho que está sendo feito com a cadeia produtiva visando a organização dos pequenos produtores.

"Uma das palestras vai abordar a questão do associativismo", ressalta, acrescentando ainda que pela primeira vez será dado um enfoque para as indústrias. "Paralelo ao seminário, será promovido um encontro de 10 empresários interessados em abrir fecularias no Estado, com o presidente da Abam, José Eduardo Pasquini, e representantes das secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia, de Desenvolvimento Rural e Empaer. O seminário será aberto às 8h30 e se estende até às 16h30.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366975/visualizar/