Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 13:15

    Imprimir


Tratados de cooperação na área de turismo e entre as academias diplomáticas do Brasil e do Marrocos, para o treinamento de diplomatas, devem ser os dois acordos mais importantes a serem assinados hoje (26), em Brasília, durante a visita do rei do Marrocos Mohammed VI.

O presidente Luiz Inácio Lula da Siva também representará o Mercosul na assinatura de um Acordo-Quadro de Comércio com o Marrocos, que ficará pronto em meados de 2005. O acordo deve contribuir para a abertura de novas oportunidades de negócios, já que serão discutidas as linhas gerais para a negociação de um acordo de preferências tarifárias fixas, uma etapa intermediária para um acordo de livre comércio.

Desde que Mohammed VI assumiu o reinado, em 1999, as relações bilaterais entre Brasil e Marrocos se intensificaram e a partir de 2003 tornaram-se freqüentes as visitas de altas autoridades marroquinas e de missões técnicas de cooperação. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), atualmente a média de comércio bilateral Brasil-Marrocos é de pouco mais de US$ 500 milhões por ano. Os dois países já são parceiros na gestão de recursos hídricos e na agricultura.

Após a assinatura dos acordos, o presidente brasileiro oferece almoço em homenagem ao rei marroquino no Itamaraty. No período da tarde, o rei do Marrocos será recebido pelo presidente da Câmara, João Paulo Cunha, e pela presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie Northfleet. Depois de visitar o Brasil, Mohammed VI segue para Peru, o Chile e a Argentina.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366977/visualizar/