Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 17:42

    Imprimir


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita ser necessário um acordo com o PMDB para obter maioria no Congresso, mas criticou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva por não ter um projeto claro para apresentar ao julgamento do Legislativo. "O governo Lula está tentando até agora fazer um grande esforço para ter uma maioria (no Congresso) e não vejo muito claramente para que", disse Fernando Henrique a jornalistas na sede da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), onde realizou palestra para cerca de cem empresários.

Ele foi mais longe ao dizer que "quando um país tem propósitos claros - não só políticos, mas econômicos e sociais - aí você faz a maioria para obter alguma coisa". Mas admitiu: "Numa democracia como a nossa, onde o Congresso tem peso, o Executivo não pode governar sem ter maioria no Legislativo".

Ao ser questionado se faltava foco ao governo Lula, disse que não queria fazer críticas. "Não vou dizer que falta foco. As coisas são muito difíceis. Eu fui presidente, não fica bem". Disse que Lula podia julgá-lo no passado porque tinha "a absolvição de que não sabia como era difícil".

Já sobre como via as críticas feitas por Lula em relação à aliança de seu governo com o mesmo PMDB, o ex-presidente afirmou "eu não vejo nada, ele é que tem que rever o passado dele".

Fernando Henrique negou que vá sair candidato pelo PSDB às eleições presidenciais de 2006. "Eu estou fora, já fui". Ele apontou os governadores Aécio Neves (MG) e Geraldo Alckmin (SP) e o senador Tasso Jereissati (CE) como nomes fortes do partido para a disputa. Chegou a mencionar o prefeito eleito de São Paulo, José Serra, mas ponderou que ele tem compromisso com a cidade.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367162/visualizar/