Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 08:40

    Imprimir


O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, confirmou nesta quinta-feira que comunicará à Junta de Governadores do organismo que o Irã está cumprindo o compromisso de suspender o enriquecimento de urânio acertado com a União Européia (UE).

El Baradei disse que resta apenas esclarecer nas próximas 24 horas a solicitação iraniana para poder continuar trabalhando com 20 centrífugas "por razões científicas" e sem utilizar combustível nuclear.

"Completamos nosso trabalho de verificação da suspensão, tendo a solicitação do Irã de eximir (da suspensão) as 20 centrífugas como única exceção", disse El Baradei pouco antes de iniciar a reunião da Junta de Governadores da AIEA.

"Este é um assunto que ainda estamos discutindo com as autoridades iranianas e espero poder atualizar dados à Junta sobre este assunto nas próximas horas", acrescentou.

Além disso, El Baradei destacou que o Irã melhorou seu nível de cooperação nos últimos 11 meses de inspeção, ou seja, desde dezembro do ano passado.

"Por isso estamos agora na posição de dizer que todo material declarado à AIEA não foi desviado a fins militares", disse o diretor do organismo, acrescentando, porém, que sua agência ainda tem muito trabalho a respeito da possibilidade de atividades não declaradas.

"Esse costuma ser um processo muito longo e esperamos demorar mais tempo no Irã devido à natureza não declarada do programa nuclear iraniano. Para acelerar este processo espero do Irã que demonstre plena transparência e plena cooperação", disse.

Os 35 países membros da Junta de Governadores se reúnem a partir de hoje na capital austríaca para decidir se denuncia o Irã no Conselho de Segurança da ONU por suas infrações relacionadas com o programa nuclear.

Com o cumprimento do acordo com a UE, Teerã poderia evitar ser denunciado no Conselho de Segurança da ONU, que tem poderes de impor sanções políticas e econômicas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367240/visualizar/